PROJETOS ESCOLAS

SEE pré-seleciona projeto de pesquisa de Iniciação Científica da E.E. Ana Cândida

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Educação | 06-10-2021 09:21 | 2415
Projeto pré-selecionado da E.E. Ana Cândida aborda aspectos como a cultura negra da Congada de Paraíso
Projeto pré-selecionado da E.E. Ana Cândida aborda aspectos como a cultura negra da Congada de Paraíso Foto: Roberto Nogueira

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) divulgou, na segunda-feira (4/10), o resultado preliminar da seleção de projetos de pesquisa das escolas que integrarão o Projeto de Iniciação Científica na Educação Básica, conforme Edital Nº 09/2021.

A Escola Estadual Comendadora Ana Cândida de Figueiredo, em São Sebastião do Paraíso foi pré-selecionada. O resultado final, após a análise dos recursos, será divulgado na próxima sexta-feira, 8 de outubro.

De acordo com a SEE/MG foram selecionados 392 projetos de pesquisa das quatro áreas de conhecimento nos eixos Territórios de Iniciação Científica (TIC) e Núcleos de Pesquisa e Estudos Africanos, Afrobrasileiros e da Diáspora (NUPEAAS), que serão desenvolvidos por um período de 10 meses nas escolas. Conforme o edital da Secretaria de Educação, a proposta de Iniciação Científica na Educação Básica visa fomentar o protagonismo juvenil e o desenvolvimento de competências e habilidades inerentes à pesquisa, conforme previsto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nos Currículos Referência de Minas Gerais.

O projeto da E.E. Ana Cândida de Figueiredo foi desenvolvido na área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Ele tem como título “Corporeidade, Cultura e Territorialidades Negras: a Congada em São Sebastião do Paraíso. A linha de pesquisa aborda a questão cultural, memória, corporeidade e ancestralidade. A proposta obteve pontuação 88,5 pontos, o que lhe garantiu a classificação para a próxima etapa do projeto.

Após a divulgação da relação das escolas e projetos pré-selecionados a SEE informa que as unidades de ensino interessadas em interpor recurso deveriam fazê-lo até a terça-feira,5, por meio do e-mail: dmte.nucleodepesquisa@educacao.mg.gov.br.

Os recursos deverão seguir os critérios do item 7 do Edital, sendo, no máximo, uma lauda (formatação: Fonte: Arial, tamanho: 11, espaçamento entre linhas 1.5), devidamente identificado, com SRE, Escola e Município.

O resultado final, após a análise dos recursos, será divulgado na próxima sexta-feira, 8 de outubro de 2021.A SEE/MG publicará em breve o edital de seleção de professores efetivos para atuar nas atividades de tutoria dos projetos, acompanhando os Núcleos de Pesquisas das escolas. Serão selecionados 100 nas quatro áreas do conhecimento.