COLÉGIO GALILEU

2ª Gingalileu realiza provas esportivas e de conhecimentos gerais

Por: Redação | Categoria: Educação | 08-10-2021 09:58 | 1096
Foto: Reprodução

Na manhã de quarta, 6 de outubro, o Colégio Galileu deu sequência às provas de sua segunda gincana, sempre seguindo os protocolos de segurança e saúde. Os alunos das duas equipes compareceram com camisetas nas cores escolhidas: azul para a equipe Ipê Celeste e vermelho para a equipe Catuaí.

O dia começou com uma prova de solidariedade. Os alunos deveriam conseguir voluntários para doação de corte de cabelo para a ACCa, Associação de Combate ao Câncer, que auxilia pessoas com câncer em São Sebastião do Paraíso. A cabeleireira Jovanice Teodoro Campos Porto, mãe de nossa aluna Gabriela, compareceu à escola para colaborar. A prova exigia que cada equipe conseguisse, no mínimo, três cortes. A equipe Ipê Celeste apresentou cinco voluntárias, e a Catuaí contou com três cortes. Também se apresentaram como doadoras pessoas da comunidade.

Seguindo a programação, houve a sequência de desafios de conhecimentos gerais, elaborados pelos professores das áreas de Linguagens e Humanas da escola. Os alunos soletraram palavras relativas à história da cidade, identificaram se algumas afirmativas sobre a história do município eram Fatos ou Fakes.

A prova “Onde é isso?” foi um dos momentos marcantes do dia. Fotos antigas foram projetadas e os alunos deveriam identificar o lugar.  Jovelina Maria da Silva, professora de Geografia, acrescentou informações sobre cada lugar e cada fato.

As equipes contaram com a ajuda de convidados. Ipê Celeste convidou Paulo César Abrão (Pai da aluna Lorena) e Catuaí, Francisco Teodoro de Souza; que também foram com as respectivas camisetas.

O aprendizado ocorreu de forma prazerosa e significativa com as informações da professora Jovelina e dos convidados.

Finalizando a manhã, as provas esportivas permitidas na pandemia. Os professores Alessandra Márcia Montanhini Volpe e Reinaldo Benassi Júnior organizaram as regras dos jogos coletivos Vôlei e Queimada, assim como das provas de habilidades: Chapéu voador, Corrida do bambolê, Bola ao cesto, Embaixadinha, Acerte o alvo e Estimativa (número estimado de grãos de feijão em um pote).

O professor Thiago Augusto Malvestio Pavanelli foi o apresentador do dia, a professora Ana Sílvia Fidellis Belluzzo cuidou com atenção do cronômetro e o professor João Pedro Menezes Jacinto ajudou na animação e na transmissão ao vivo na página da escola no Instagram. As coordenadoras Solange Almeida e Taísa Garcia Carmozini, acompanhadas das professoras Nivia Maria de Oliveira Ferreira e Marina Pereira de Paula anotaram as pontuações e colaboraram com a organização e cumprimento dos protocolos de saúde.

A disputa segue acirrada com a animação e o empenho dos alunos na escola e nas redes sociais. Depoimentos de ex-alunos e de pais de alunos estão sendo divulgados durante esta semana. Na próxima semana, apesar de ser folga das aulas, promete ser agitada no Instagram com fotos da primeira gincana, outra prova a ser cumprida.

Os alunos pedem colaboração para as provas de arrecadação de alimentos e de roupas em bom estado. As doações podem ser feitas com os próprios alunos ou com a escola.

A 2ª Gingalileu pode ser acompanhada nos perfis do Instagram: @catuai.gingalileu,  @ipeceleste;  e pelas páginas da escola tanto no Instagram como no Facebook.

Texto de Emilia Mendes, professora de Literatura e Língua Portuguesa no Colégio Galileu