ELE por ELE

Alexandre Ávila do Amaral

Por: Reynaldo Formaggio | Categoria: Entretenimento | 09-10-2021 09:22 | 5027
Alexandre Ávila do Amaral
Alexandre Ávila do Amaral Foto: Acervo Pessoal

Aos 34 anos o acupunturista Alexandre Ávila do Amaral dedica-se intensamente na busca do conforto e bem estar de seus pacientes. Graduado em Educação Física, Alexandre possui diversos cursos e aperfeiçoamentos na área da saúde e terapias alternativas. Filho de Vicente de Paula Amaral e Divina Ávila de Faria Amaral, Alexandre é um profissional extremamente dedicado e compartilha nesta entrevista, sua trajetória e experiência profissional.

Alexandre, como foram seus primeiros anos e sua vida escolar?
Foi uma época maravilhosa! Estudei na Escolas Estaduais Ana Cândida de Figueiredo e Clóvis Salgado. Tenho muita gratidão por todo conhecimento adquirido, que foi e é de extrema importância pra mim. Todos os profissionais das escolas citadas são maravilhosos e falar disso sempre me faz lembrar da diretora Márcia Vera e da vice diretora Ana Ávila. 

Por que escolheu cursar a faculdade de Educação Física?
Desde criança sempre tive muita ligação com o esporte de forma geral. Sempre gostei de praticar atividade física e esse foi um dos principais motivos em ter feito a faculdade nessa área.

Em paralelo à sua formação, você se especializou em Acupuntura. Como foi esse processo?
Sim, além de amar atividade física sempre tive uma grande afinidade com terapias alternativas, indianas, quânticas e orientais. Assim que terminei a faculdade de Educação Física iniciei em Ribeirão Preto a especialização em Acupuntura Sistêmica, que durou dois anos. Posteriormente a isso realizei diversos cursos.

Quando surgiu o CATA – Centro de Acupuntura e Terapias Alternativas -  e o que o espaço oferece além da acupuntura?
Surgiu há 10 anos quando recebi o título de Especialista em Acupuntura Sistêmica. Trabalhamos com diversas terapêuticas: Acupuntura sistêmica, Acupuntura auricular básica, Acupuntura auricular avançada, Dietética oriental (somos os pioneiros e únicos na cidade), Acupuntura sem agulha, Ventosa, Moxa, Liberação miofascial, Reflexologia podal, Aromaterapia, Acupuntura pediátrica (esse curso em específico também somos os únicos na cidade), Magnetoterapia, Barras de access, Cone hindu, Cristal de programação quântico...

Quais os principais benefícios da acupuntura? 
Reequilibrar os possíveis desequilíbrios de energia que a pessoa tiver, oferecendo uma melhor qualidade de vida tanto em nível físico quanto em nível mental. Com a Acupuntura é possível tratar qualquer alteração fisiológica ou emocional.

Quais as maiores demandas em seu consultório?  
Isso varia bastante, mas podemos dizer que a maioria nos busca para tratar dores na coluna e alterações emocionais.

E para quem tem medo de agulhas, o que indica?  
Indico algumas terapêuticas e ferramentas que nós trabalhamos, as quais possibilitam estimular os pontos da acupuntura sem as agulhas. Essas técnicas não são invasivas, sendo extremamente eficazes.

Você também oferece a dietética oriental. Do que trata essa área?
Somos os pioneiros e únicos na cidade nessa terapêutica. Utilizamos os alimentos presentes na natureza para realizar tonificação e sedação do fluxo de energia da pessoa. Porém, não basta apenas comer o alimento indicado para seu equilíbrio enérgico. Além de ingeri-los, os cortes dos alimentos e a forma de prepará-los influencia para tonificar ou sedar a energia do corpo da pessoa. Seja com a dietética oriental ou qualquer outra terapêutica, é importante realizar algumas avaliações que são cruciais para um tratamento efetivo. Apenas após essas avaliações realizamos algum procedimento.

Muito se fala em medicina preventiva. As terapias alternativas também podem atuar preventivamente?
Com toda certeza! As terapias alternativas podem e muito contribuir para a prevenção.

Você também é palestrante. O que aborda em suas palestras? Gosta da experiência de transmitir conhecimentos?
Sim, o tema das palestras varia bastante, porém geralmente pales-tramos sobre Acupuntura e física quântica. Gosto bastante, visto que sou apenas um instrumento entre o universo e a pessoa que recebe as informações.

Como estudioso do tema, no que a física quântica pode contribuir na vida prática das pessoas?
Auxiliando a pessoa a despertar e ampliar sua consciência através de diversos caminhos, como Acupuntura, frequenciais quânticos, e diversos outros caminhos com a intenção de curar o paciente, reequilibra-lo como um todo, deixando a mente sã e o corpo são!

O que gosta de fazer para relaxar?  
Receber Acupuntura e meditar.

Alexandre, quais seus planos e sonhos? Onde pretende chegar?
Continuar sendo um instrumento entre o universo e as pessoas. Através da Acupuntura ou de qualquer outra terapêutica que trabalhamos, auxiliá-las a alcançarem o equilíbrio, melhorarem sua saúde e qualidade de vida!