São tantas metas a serem alcançadas e tarefas para executar que, no final do expediente, às vezes fica aquela sensação de que o mais importante não foi feito ou que o trabalho não rendeu... Você já sentiu isso?
De acordo com pesquisa realizada por britânicos e australianos, com quase 600 colaboradores, gestores que procrastinam suas atividades interferem negativamente nas atitudes e comportamentos dos liderados. Os pesquisadores identificaram que a procrastinação dos profissionais em posições de liderança teve influência significativa na frustração da equipe, reduzindo seu nível de comprometimento. Estudando causas que interferem na performance dos líderes, destaquei como importantes e de fácil solução as seguintes:
Há diferentes maneiras de superar essas dificuldades, mas, de imediato, seguem algumas sugestões:
PRIORIZAÇÃO
Para priorizar as suas atividades, classifique os "problemas" pendentes considerando a gravidade (importância), urgência e tendência (de piora). Para facilitar essa análise, recomendamos o uso da "Matriz GUT", pois ela cria a lista de prioridades de ações automaticamente, orientando por qual você deve começar. Solicite-nos envio gratuito da ferramenta pelo nosso e-mail abaixo.
ORGANIZAÇÃO E DELEGAÇÃO
Uma vez classificados os problemas que aguardam solução, siga os seguintes passos:
PLANEJAMENTO E AGENDA
Seria desnecessário dizer que todas as suas ações precisam ser planejadas e com data e horário para acontecerem, não é mesmo? Se você ainda utiliza agenda de papel, considere utilizar uma digital, como o Google Agenda, pois é robusto, pode ser acessado por qualquer dispositivo e está repleto de funcionalidades, como uso de cor conforme a gravidade do compromisso, compartilhamento, mudança fácil de data e horário, envia lembretes e muito mais.
Produtividade é um tema grandioso, mas, começando por essas dicas, você colherá excelentes resultados.
Até a próxima semana!
James Warley
consultoria@idecorp.com.br