MAIS GENÉTICA

Paraíso já recebeu 1.185 doses para inseminação através do ‘Mais Genética’

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Agricultura | 18-10-2021 15:21 | 1038
Produtores de Paraíso também têm se beneficiado, com nascimento de cerca de 250 animais gerados a partir do programa de melhoramento genético
Produtores de Paraíso também têm se beneficiado, com nascimento de cerca de 250 animais gerados a partir do programa de melhoramento genético Foto: Divulgação

O governador Romeu Zema acompanhou nesta quinta-feira, 14, em Nova Resende, o processo de inseminação da vaca número 100 mil dentro do programa Mais Genética. Atualmente, o programa que foi idealizado pelo deputado federal Emidinho Madeira em 2016, está implantado em 136 municípios mineiros, com mais de 50 mil animais paridos por meio da iniciativa. Em São Sebastião do Paraíso já foram recebidas 1.185 doses com quase 250 nascimentos, informa Marco Aurélio Alves de Paula, Chefe de Departamento, na Secretaria Municipal de Agricultura.

O projeto, que tem como objetivo melhorar a produção de leite e a qualidade do gado de corte de pequenos produtores rurais sem custos para o agropecuarista. O trabalho é realizado no estado através de parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), vinculada à Secretaria de Estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). A Emater é responsável por operacionalizar o convênio, por meio da licitação dos equipamentos e do projeto técnico para implantação do programa de acordo com a demanda dos agricultores que, em sua maioria, são assistidos pela instituição.

Zema destacou que melhorando a genética e a produtividade no campo o produtor tem mais renda e desenvolvimento. “É um marco expressivo os 100 mil animais inseminados. Cada vez mais o campo depende dessa melhoria genética. É uma enorme satisfação participar desse momento simbólico”, afirmou. Somente em Minas são 600 mil produtores atendidos e beneficiados.

Os municípios também são parceiros, sendo responsáveis, entre outros aspectos, pela manutenção e deslocamento dos profissionais que realizam a inseminação. O prefeito de Paraíso, Marcelo Morais; o vice-prefeito Daniel Tales e o vereador Luiz Benedito de Paula participaram a visita do governador em Nova Resende. Eles foram recepcionados pelo deputado Emidinho Madeira que salientou a importância do programa. “O Mais Genética foi implantado para melhorar a vida do homem do campo. Fizemos parceria com a Emater e sem ela não teríamos caminhado. Capacitamos mais de 170 inseminadores e já estamos chegando a 200. Só na nossa região são 117 municípios que fazem a inseminação”, destaca o parlamentar.

Conforme informações obtidas pelo Jornal do Sudeste, em São Sebastião do Paraíso o programa ‘Mais Genética’ fez a distribuição de 1.185 doses de diversas raças para inseminação, principalmente leiteiras, desde o início do programa. "A primeira inseminação foi realizada em 20 de junho de 2019 e naquele ano tivemos o total de 75 inseminações. Em 2020 foram 125 e neste ano estamos com 213 inseminações até o momento, totalizando 413", enumera Marco Aurélio. Ao todo no município são 40 produtores de gado envolvidos. "Ocorreram 247 nascimentos, estamos dentro da média nacional de 60% de sucesso", observa.

Ele salienta que são quase 1.200 doses recebidas em Paraíso. "É um programa importante para o município, pois, ele visa melhorar a qualidade do rebanho bovino, aumenta indiretamente o valor do patrimônio do produtor rural com animais de qualidade, com o mesmo custo que ele vem tendo com seus animais", avalia. Marco Aurélio destaca ainda que o produtor terá o mesmo trabalho e gastos quase que da mesma maneira que o modelo convencional, mas com a vantagem de ter em seu plantel animais de genética superior para produzir mais leite e carne. "Desta forma estamos democratizando esta tecnologia de melhoramento genético entre os pecuaristas de nosso município", completa.

E finaliza acrescentando que se trata de uma tecnologia utilizada por poucos produtores. "Hoje o nosso município consegue disponibilizar para todo pecuarista que tem interesse em estar melhorando o seu rebanho sem custo adicional, bastando o produtor ir à secretaria para se habilitar e cadastrar no programa", conclui.