Com o objetivo de promover um estilo de vida saudável em relação a alimentação e fazer uso dos benefícios que a proposta representa para a saúde de quem pratica esta atividade a Igreja Adventista, em São Sebastião do Paraíso, promoveu no fim de semana três oficinas de culinária. “Foi um trabalho desenvolvido pela instrutora Alessandra Dias quando foram reunidas 20 participantes, seguindo as normas de segurança, devido a pandemia e que trouxe um resultado bastante positivo na nossa comunidade”, avalia Selma Dias uma das organizadoras do evento.
A iniciativa teve como público alvo pessoas que estão pensando em aderir e outras que já estão praticando um estilo de vida sem o consumo de produtos de origem animal. A partir deste princípio já é possível vislumbrar as vantagens e os ganhos em qualidade de vida que este estilo oferece, bem como os benefícios que podem ser alcançados para a saúde da pessoa que o pratica.
Consumir menos produtos de origem animal deveria ser um hábito adotado por toda a sociedade, não só por ser uma prática de compaixão pelos animais, mas também porque, o vegetarianismo estrito reduz a emissão de gases do efeito estufa, a degradação ambiental e o risco à segurança alimentar, o que é uma prática dos Adventistas há anos em todo o mundo.
A partir destes conceitos é que o curso foi montado. A instrutora Alessandra Dias havia passado pelo processo de adoecimento da filha e experimentou uma mudança radical no estilo de vida alimentar da família e através disso ouve a cura de um carcinoma. “Ela passou a fazer receitas com ingredientes naturais e inclusive um dos pratos do curso foi uma torta de Alfarroba, que parece uma torta de chocolate, foi um sucesso”, descreve Selma
Ela explica que o curso foi promovido e realizado pela Igreja Adventista, dentro de suas instalações. “Foi muito proveitoso, tivemos cerca de 20 participantes entre mulheres e homens que fizeram as oficinas e foram certificadas”, destaca. Selma salienta que as cursistas aprenderam a fazer receitas sem leite e sem ovos, utilizando apenas ingredientes naturais. “É muito importante cuidar da saúde e prevenir através de uma alimentação saudável, obtendo melhor qualidade de vida”, comenta.
O evento teve o apoio de alguns estabelecimentos comerciais da cidade, que ofertaram descontos nos produtos adquiridos pela organização do curso. “Gostaríamos de agradecer ao Empório Santa Fé, ao Hortifruti Dois Irmãos e também a Rádio Fiel FM que fez a divulgação”, concluiu a organizadora.