Mesmo diante dos desafios impostos pela pandemia da covid-19, os professores da rede estadual de ensino de Minas Gerais estão mostrando, cada dia mais, sua importância na formação dos estudantes, auxiliando os alunos a ampliarem suas perspectivas de futuro e a conquistarem aprendizados que vão além da “sala de aula”. No dia 15 de outubro, data em que se comemora o “Dia do Professor”, a Secretaria de Estado de Educação (SEE) apresentou algumas histórias de ações realizadas pelos educadores e que contribuíram para que o aprendizado de qualidade fosse promovido nas unidades escolares durante o ensino remoto e, com a retomada presencial, na implementação do ensino híbrido. Entre eles está o professor Leandro Aparecido Lopes, que leciona em Itamogi e São Sebastião do Paraíso e que teve seu trabalho destacado por sua história e contribuição na rede estadual de ensino.
Conforme a secretária adjunta de Educação, Geniana Guimarães Faria, estes profissionais fazem toda diferença para que os estudantes, mesmo com todas as dificuldades, mantivessem o vínculo com a escola, continuassem se sentindo pertencentes ao ambiente escolar. “Eles não mediram esforços para fazer chegar para cada um dos nossos estudantes aquilo que era possível para que o processo de ensino e aprendizagem continuasse. Então, é um momento de agradecer e dizer o quanto somos gratos por todo esforço, dedicação e comprometimento de cada um dos professores”, destaca
Na Escola Estadual José Soares de Araújo, em Itamogi, o professor de história Leandro Aparecido Lopes, a partir das ferramentas de ensino oferecidas pela Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), se reuniu com os colegas para que eles pudessem juntos, proporcionar uma experiência no ensino remoto cada vez mais inovadora para os estudantes. “Neste período de pandemia, que foi um desafio grande para todos nós, criamos capacitações básicas sobre como utilizar as tecnologias. Nossas ações visavam amenizar as dificuldades encontradas junto a nossos alunos e proporcionaram uma melhor atuação em toda a escola”, conta.
Leandro também atua como professor de filosofia na Escola Estadual Clóvis Salgado, em São Sebastião do Paraíso. Na região onde ele trabalha o ensino híbrido já teve início e as expectativas para o futuro são as melhores possíveis. “Iniciamos o ensino híbrido em minha região. Todos nós, que trabalhamos com educação, estamos imunizados com as duas doses. E acredito que logo nossos alunos também estarão imunizados. Continuamos com as nossas práticas digitais, e, muitas vezes, as discussões que proporcionamos no presencial, aprofundaram com vídeos, imagens e podcasts no on-line. É um jogo de soma, de busca de minimizar as dificuldades”.
O educador conta os ensinamentos positivos que têm aprendido durante este período. “Com o apoio de todos, estamos cumprindo com nosso papel de educadores. Sinto-me realizado em ver que todos os nossos esforços, as trocas de experiência, de conversas, tenham retornado em resultados que minimizam as dificuldades deste período”, comenta. Ele destaca que o empenho e a dedicação bem como os recursos utilizados não são em vão. “O que me deixa satisfeito é que acredito que os recursos que estamos utilizando vieram para ficar. Iremos adequá-los ao ensino presencial, sendo que nos proporciona atingir a todas as habilidades e estilos de aprendizagem”, finaliza.