A Escola Municipal Ibrantina Amaral está participando de um projeto piloto em parceria com a Receita Federal.
O projeto foi programado para ter início em março de 2020. Porém, devido a pandemia as palestras inaugurais foram canceladas e o projeto teve que ser reestruturado para ser desenvolvido de forma remota.
No mês de abril de 2021 foi realizada uma reunião entre o chefe da Receita Federal, Dalton de Padua Felício, o secretário municipal de educação, Lucas Candido de Oliveira, a diretora Elisangela Rabelo, o vice-diretor Adilson Vieira de Padua e a coordenadora pedagógica Sandra Diogo para traçar novas estratégias e cronograma para execução do projeto.
Os objetivos, bem como os responsáveis por cada turma e atividades propostas foram apresentados e discutidos em reuniões on line com a equipe escolar.
Inicialmente, o trabalho foi mais voltado para a fundamentação teórica da educação fiscal, desde a sua origem, desenvolvimento, processo de mudanças e ajustes até a atualidade. Na prática, as atividades de observação de notas fiscais, tickets de compras, pesquisas relacionadas a impostos e suas porcentagens foram realizadas.
Além da fundamentação teórica, os alunos vivenciarão na prática a gestão financeira de uma cidade que será representada pela escola através de comissões: prefeito, secretários, fiscais, comerciantes e representantes de bairro.
A eleição das comissões está prevista para outubro, já com as aulas presenciais e a culminância do projeto está programada para dezembro com a realização do comércio educativo e levantamento das mercadorias vendidas e valores arrecadados, bem como a audiência pública para discussão do orçamento onde será divulgada a receita efetivamente arrecadada.
As mercadorias utilizadas no comércio educativo são oriundas de várias operações de fiscalização no Sudoeste de Minas em 2019.
A equipe escolar está empenhada na realização do projeto pois tem consciência da importância de promover ações que contribuam para a formação cidadã dos alunos bem como de seus familiares.