A E.E. Paula Frassinetti e a E.E. Clóvis Salgado, em São Sebastião do Paraíso, estão entre os 601 estabelecimentos de ensino localizados em 344 municípios mineiros que em 2022 passarão a ofertar o Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI). O anúncio foi feito pelo Governo do Estado que divulgou que Minas Gerais dará o maior salto da sua história no número de unidades de ensino da rede estadual que contam com a iniciativa e no número de vagas.
A educação em Minas Gerais está dando mais um importante passo no desenvolvimento do futuro dos jovens com o aumento da oferta do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI). A partir do próximo ano, o estado dará o maior salto da sua história no número de unidades de ensino da rede estadual que contam com a iniciativa e no número de vagas. Serão 210 novas escolas, que se juntam às atuais 391 unidades que já disponibilizam o EMTI, chegando à marca de 601 escolas de EMTI em 2022.
Com a expansão, no próximo ano, serão oferecidas cerca de 97 mil vagas na modalidade. O anúncio foi feito na quarta-feira, 27, no evento "Construindo seu futuro - Expansão do Ensino Médio em Tempo Integral em Minas Gerais", realizado no Auditório JK, na Cidade Administrativa. A iniciativa contou com a participação do governador Romeu Zema, da secretária de Estado de Educação, Julia Sant"Anna, diretores de escolas e parceiros na implementação do programa em Minas Gerais. Na ocasião, também foi lançado o livro "Ensino Médio Integral Profissional de Minas Gerais - Construção de política inovadora com rede de parceiros".
O governador Romeu Zema destacou os avanços alcançados pelo seu governo na área da educação, como a reforma de cerca de 1.200 prédios escolares, aumento no repasse para a merenda escolar e investimentos na troca do mobiliário, além da regularização do pagamento dos salários e das férias-prêmio."Tudo isto demonstra nosso cuidado com a educação. Com a expansão do ensino em tempo integral, estamos propiciando um futuro melhor para os alunos, aumentando as chances de conseguir um emprego, de passar em um vestibular. Vamos fazer muita diferença na vida destas pessoas, que agora passam a ser 97 mil alunos", afirmou o governador.
Na E.E. Paula Frassinetti e na E.E. Clóvis salgado os estudantes paraisenses têm a oportunidade de ampliar o conhecimento a partir das atividades que são oferecidas. Além do conteúdo normal, no contra horário são ofertados outros cursos que ajudam a aumentar o nível de aprendizado.
No Ensino Médio em Tempo Integral, o protagonismo juvenil e a elaboração do projeto de vida norteiam as ações. Além de proporcionar conhecimento acadêmico, com orientações de estudos, tutoria e aprendizado na prática, o principal objetivo destas instituições é estimular cada aluno a encontrar sua vocação e alcançar o que quer para o seu futuro.
Os estudantes também são incentivados a participar de organizações como clubes de protagonismo, conselho de líderes, grêmio estudantil ou, ainda, auxiliar na solução de demandas do dia a dia da escola.
Na modalidade EMTI Profissional, os estudantes ainda têm a oportunidade de participar de cursos técnicos, como: Açúcar e Álcool, Agroecologia, Agronegócio, Agropecuária, Celulose e Papel, Desenvolvimento Cultural, Desenvolvimento de Sistemas, Eletroeletrônica, Eletrônica, Eletrotécnica, Informática, Logística, Marketing, Mecânica, Química, Recursos Humanos, Segurança do Trabalho e Transações Imobiliárias.
As inscrições poderão ser feitas do dia 17 de novembro até 10 de dezembro deste ano. Os estudantes já podem consultar no site www.querointe gral.com.br/MG as escolas que oferecem o EMTI. Outras informações sobre o processo serão divulgadas pela SEE nas próximas semanas.