Em solenidade realizada no dia 22 de outubro a procuradora da União, Renata Furtado foi agraciada com a Medalha de Honra ao Mérito da Aeronáutica, Título de Comendadora. A Ordem do Mérito Aeronáutico foi a primeira condecoração criada na Força Aérea Brasileira em 1943, semelhante à Ordem do Mérito Naval, da Marinha, e à Ordem do Mérito Militar, do Exército, que existiam desde 1934.
A procuradora Renata Furtado é filha do paraisense Renato Pimenta Furtado e Cleuza Rosa Furtado, de Franca. É sobrinha de Rejane Furtado (Rejane Imóveis) e neta de Alice Furtado.
“Foi uma honra receber a promoção ao Grau de Comendador na Ordem do Mérito por indicação do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI), local em que tenho a responsabilidade de conduzir com padrão de excelência as atividades do Conselho de Defesa Nacional, colegiado que congrega Altas Autoridades do Estado brasileiro, entre elas o Comandante da Aeronáutica.
Atualmente, tenho me dedicado à consolidação do Programa Aeroespacial Brasileiro em Alcântara, no Maranhão, mas rotineiramente empreendo esforços na defesa e segurança nacional em diversos temas que aportam no GSI com repercussão nas Forças Armadas.
Creio que seja a única mulher no GSI em cargo de chefia em assessoramento superior ali há mais de 18 anos, dos 26 anos na Advocacia-Geral da União- AGU. Imagino que o motivo de minha permanência no Gabinete seria o fato de trabalhar com paixão e afinco. Receber uma medalha dessa é como uma “flor” que aquece o coração.
É um prazer ser comandada pelo general Heleno, homem público que se mantém simples e sábio diante das adversidades no governo brasileiro. À Aeronáutica, na pessoa do Brigadeiro Saturnino, grande Comandante, meu muito obrigada! Parabéns à Força Aérea Brasileira pela data comemorativa de 23 de outubro!”, disse ao Jornal do Sudoeste a procuradora federal Renata Furtado, que integra a Advocacia Geral da União (AGU).