DIGITAL

Paraíso Digital é reinaugurado pela Prefeitura

Por: Cícero Barbosa | Categoria: Tecnologia | 13-11-2021 01:09 | 2756
Foto: Reprodução

A temática da inclusão digital e da internet têmm sido tema recorrente na impressa nos últimos dias sobretudo por conta dos leilões que o Governo Federal realizou essa semana sobre as novas faixas de 5G a serem instaladas no Brasil.

Com essa nova tecnologia o projeto do Governo é de levar internet a toda a população brasileira que por incrível que pareça ainda nem todos os moradores das terras tupiniquins possuem acesso à rede mundial de computadores.

Em terras paraisenses também há a preocupação do Governo Municipal em possibilitar o acesso da população à internet, sobretudo em locais de passagem dos paraisenses. Desse modo a Prefeitura reinaugurou no último dia 25 de outubro - aniversário da cidade, o Programa Paraíso Digital.

O programa de inclusão digital foi idealizado pelo secretário Cícero Barbosa quando esteve à frente da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia no período 2013/2016. De volta à gestão desta pasta municipal Barbosa a pedido do prefeito Marcelo Morais tem trabalhado para levar internet à população.

O secretário destacou em sua fala na reinauguração do programa que o Paraíso Digital volta à nossa cidade em um momento que está muito clara a importância do acesso à internet pela população.  O secretário Cícero Barbosa, que tem mestrado em educação com ênfase em tecnologias educacionais e doutorado em educação com pesquisas também sobre a temática da inclusão digital, destacou que a pandemia da COVID-19 alterou significativamente a forma de se fazer educação no Brasil. O acesso à internet passou a ser uma exigência para que crianças, adolescentes, jovens, e adultos possam estudar e se informar sobre tudo que acontece em nosso planeta, explicou o secretário.

O objetivo geral do Programa Paraíso Digital é possibilitar o acesso à uma internet de qualidade em locais de passagem e de grande circulação de pessoas. Atualmente o programa foi restaurado em 12 diferentes pontos de Paraíso: Arena Olímpica, Avenida da Câmara Municipal, Centro de Lazer do San Genaro, Praça da Prefeitura, Praça da Lagoinha, Praça da Matriz, Praça da E. E. Ana Cândida, Praça da E. E. Paula Frassinetti, Rodoviária, Praça da Estação, Praça da Saudade e Praça da Abadia. Para acessar o Paraíso Digital o usuário deverá localizar a antena do local onde estiver e conectar-se a ela utilizando seu login e senha que devem ser cadastrados no momento do primeiro acesso ao Programa.

Cícero explicou que cada usuário deverá possuir apenas um único cadastro e que com ele conseguirá navegar em qualquer um dos pontos de acesso da internet pública paraisense. Outro ponto de destaque na reinauguração do Programa foi a fala do prefeito Marcelo de Morais que pretende ampliar o programa para 2022. Pelo projeto do Prefeito e do Secretário a internet pública será disponibilizada em todas as escolas municipais da cidade.

As pessoas saem de casa, vão ao centro da cidade fazer suas compras, vão aos centros de lazer e praças, e podem precisar da internet para se comunicar, para fazer pesquisas, acessar documentos, etc., e temos o propósito de disponibilizar uma internet que atenda às necessidades dos paraisenses em momentos que estiverem fora de casa - destacou o prefeito.

Estiveram presentes à reinauguração o vice-prefeito Daniel Tales, vereadores, dentre eles o presidente da Câmara Municipal Lisando Monteiro, secretários municipais, servidores de diversas secretarias e o diretor da NetSpeed Osmir Petrini, que é um dos parceiros do programa. O destaque à importância da internet para contribuir com a educação foi recorrente nos discursos das autoridades.

O Paraíso Digital tem equipe de suporte que poderá ser acionada pelo telefone 3558. 7421 ou pelo e-mail paraisodigital@ssparaiso.mg.gov.br.