Neste domingo, 21 de novembro, acontecerá o primeiro dia de aplicação das provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2021. Em São Sebastião do Paraíso estão inscritos 1.236 estudantes, inclusive de cidades da região que poderão participar da avaliação. O Exame avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica e também se tornou uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni), ambas ações do Ministério da Educação (MEC).
Em todo os País confirmaram a inscrição nesta primeira aplicação do Enem 2021 um total de 3.109.762 pessoas. Destas, 3.040.871 realizarão as provas impressas e 68.891 farão a modalidade digital. As duas versões do exame serão aplicadas nas mesmas datas, com itens das provas e tema da redação iguais. Em Paraíso onde somente haverá a prova impressa são 1.236 candidatos, um volume menor em aproximadamente 80% em comparação com os inscritos da prova anterior referente a 2020 e que só foi realizada em janeiro deste ano e que teve 2.231 inscritos.
Na região, neste ano Guaxupé teve apenas 887 inscritos. Já em Passos são 2.805 que farão as provas impressas e 102 a digital. Em apenas 187 localidades mineiras os estudantes poderão fazer a avaliação direta no computador.
O Enem é realizado em dois dias de aplicação e é composto por quatro provas objetivas. Ao todo, são 180 questões, sendo 45 de cada área do conhecimento - ciências humanas e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, e linguagens, códigos e suas tecnologias - e uma redação.
No primeiro dia do exame, os participantes terão cinco horas e 30 minutos para realizarem as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação, ciências humanas e suas tecnologias, além da língua estrangeira (inglês ou espanhol) escolhida na inscrição. Já no segundo dia de exame, no próximo domingo, 28, serão aplicadas as provas de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.
Tanto no dia 21 de novembro quanto no dia 28 de novembro, os portões para a realização do Enem 2021 abrem às 12h e fecham às 13h (horário de Brasília). No primeiro dia, a prova tem 5h30 de duração: das 13h30 às 19h. No segundo, o candidato terá 30 minutos a menos: das 13h30 às 18h30.
O horário de saída no primeiro dia, sem o caderno, é somente após às 15h30. Já com o caderno, somente após 18h30. No segundo, os horários são 15h30 (sem o caderno) e 18h (com o caderno) respectivamente.
Os participantes que solicitaram atendimento especializado e tiveram o pedido de tempo adicional aprovado terão uma hora a mais, em cada dia do exame, para responderem às provas. Já os estudantes isentos que não compareceram ao Enem 2020 e que tiveram nova oportunidade de se inscrever para a edição de 2021, no período de 14 a 26 de setembro, farão o Enem nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022. A aplicação será nas mesmas datas do exame para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL).
Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados individuais do Enem também podem ser usados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.
Regras são as mesmas na prova digital
A prova digital do Enem começou a ser aplicada na edição de 2020 e será feita em formato de testes com a versão tradicional (impressa) até o ano de 2025. A partir da edição de 2026, a expectativa é de que as provas serão aplicadas no formato digital para 100% dos candidatos. Em 2021, o MEC disponibilizou cem mil vagas para o Enem Digital em dezenas de cidades selecionadas em todos os estados e no Distrito Federal.
Por ainda ser uma novidade, o Enem Digital desperta várias dúvidas nos participantes, especialmente sobre a forma de realização das provas e quem poderá utilizar o formato digital. A grande diferença da prova digital do Enem para o formato impresso é que, no Enem Digital, os candidatos respondem às questões direto em um computador, em vez de utilizarem cadernos de questões e cartões-resposta de papel.
As provas digitais serão realizadas em laboratórios de informática de universidades selecionadas pelo MEC. No cartão digital de confirmação do candidato aparece o endereço do laboratório de informática onde as provas serão feitas. Assim como ocorre nas provas impressas, os locais de realização das provas digitais serão devidamente supervisionados por fiscais credenciados. Segundo o edital da prova publicado pelo Inep, o Enem 2021 digital é exclusivo para participantes concluintes do ensino médio em 2021 ou que já concluíram o ensino médio.
As vagas para o Enem Digital 2021 variam de cidade para cidade, indo de apenas 50 a até 15.000. Na região a localidade mais próxima onde é realizada a avaliação neste sistema é Passos com 102 vagas. As cidades participantes e o número de candidatos que poderão fazer a prova digital devem crescer gradualmente até 2025. As novidades serão divulgadas pelo MEC a cada nova edição do Enem.
Para conseguir acesso ao local de prova, o participante deverá levar um documento oficial com foto. São aceitos somente Cédulas de Identidade expedidas por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal, Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive aqueles reconhecidos como refugiados. Também é válida a Carteira de Registro Nacional Migratório, Documento Provisório de Registro Nacional Migratório, Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenha validade como documento de identidade, passaporte, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e Carteira de Trabalho e Previdência Social emitida após 27 de janeiro de 1997. Caso o candidato tenha seus documentos roubados nos últimos 90 dias, será permitido que apresente boletim de ocorrência expedido por órgão policial.
Apesar da prova ser digital, o candidato deve obrigatoriamente levar uma caneta esferográfica de tinta preta. A entrega da redação ainda é feita no papel, na Folha de Redação. O candidato também poderá escrever seu pré-texto na Folha de Rascunho. Também é permitido levar um lanche simples para alimentação pessoal. Continua proibido o uso de relógios de qualquer tipo e materiais eletrônicos, como celulares, calculadoras, fones de ouvido ou qualquer material que possa receber, gravar ou transmitir mensagens.