REDAÇÃO ENEM

Alunas do Colégio Paula Frassinetti acertam o tema de Redação do ENEM

Por: Redação | Categoria: Educação | 24-11-2021 09:17 | 2864
Foto: Divulgação

Tradicionalmente, são os professores de ensino médio e de cursinho que procuram acertar o tema da Redação dos vestibulares, principalmente nos aulões, às vésperas das provas. Porém, no Colégio Paula Frassinetti, as alunas do Terceirão, Lívia Guimarães de Oliveira e Lívia Leite Andrade foram as grandes “profetisas” do tema apresentado pelo Exame Nacional do Ensino Médio no domingo passado.

Lívia Leite conta que, no final de uma das Aulas de Atualidades, o professor Saulo Gutierrez perguntou qual assunto a turma gostaria que ele desenvolvesse nas aulas seguintes. “Foi aí que eu sugeri o tema sobre a existência das pessoas sem documentos no país”, afirmou a estudante. E a sabedoria do mestre direcionou-o para a “cultura maker”, ou seja, pediu para a aluna desenvolver a proposta e apresentá-la.

E assim, as alunas elaboraram e apresentaram o trabalho “A problemática de pessoas sem documentos no Brasil”, subdividido em Histórico, Origem do Problema, Direitos da Constituição, Consequências e Soluções. “Inclusive, em um dos slides tinha o mesmo mapa da invisibilidade que o ENEM mostrou”, certifica Lívia Guimarães.

As alunas contam que nem acreditaram quando olharam a proposta de redação e viram o tema que já haviam trabalhado em sala de aula. Outra aluna que também se surpreendeu com a dica foi Érica Yonezawa, que publicou no grupo da turma: “Então, gente! O que é que foi isso! Kkkkk Obrigada Lívias!”.

O tema de Redação do ENEM 2021 foi “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil” e, segundo o professor de Redação do Ensino Médio, Fábio Itasiki, “A proposta foi bem elaborada, apresentando uma situação-problema para que o estudante se manifestasse de acordo com os seus conhecimentos adquiridos, procurando repertórios socioculturais produtivos e proposta de intervenção respeitosa aos Direitos Humanos”.

Itasiki confessa que não trabalhou diretamente esse tema em sala, mas pondera: “O trabalho dos professores no Colégio Paula Frassinetti” é em conjunto: Atualidades, História, Linguagens, Geografia... o mais importante é o nosso aluno estar integrado e, principalmente, preparado para elaborar uma excelente Redação.