CAFÉ QUALIDADE

Prefeitura divulga vencedores do 3º Concurso Municipal Café de Qualidade

Por: Redação | Categoria: Agricultura | 26-11-2021 15:08 | 3207
Premiação tem o intuito de valorizar o café que é produzido na região
Premiação tem o intuito de valorizar o café que é produzido na região Foto: Bryan Felipe

O resultado do 3.º Concurso Municipal Café Qualidade promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agropecuário (Sedeagro) foi divulgado na noite de quinta-feira (25/11) em evento realizado no Teatro Municipal Sebastião Furlan. O evento premiou os cinco melhores lotes de café, de um total de 20 finalistas.

O objetivo do concurso, bem como o selo “Paraíso dos Cafés Finos”, instituídos por Lei Municipal, é poder atestar a qualidade dos cafés que são produzidos no município, valorizando ainda mais o produto dos cafeicultores —, fruto de muito esforço e dedicação.

Conforme o chefe do Departamento de Agropecuária do Município, Marco Aurélio Alves de Paula, o intuito do concurso é também poder colaborar para o aumento da renda desses produtores e qualidade de vida, além de fomentar o comércio agropecuário.

“Estamos conseguindo atingir o objetivo, desde que começamos com o Concurso, buscando valorar mais o produto em nosso município. Com isso, ano a ano, produtores rurais vêm conseguindo melhores preços nos seus lotes de café. É um trabalho de toda a equipe da Administração e dos nossos parceiros, que não medem esforços para que o Concurso aconteça”, destaca.

Conforme ressalta o prefeito Marcelo Morais, o concurso é importante para valorizar, principalmente, a economia local. “A nossa produção, que gira em torno de 600 mil sacas em um ano bom, além da comercialização do produto, que é cerca de três milhões de saca por ano, mostra a força do café para a nossa cidade. Com o concurso, queremos dar o reconhecimento os nossos produtores rurais, e buscar melhorar a cada ano para que o concurso sempre seja um sucesso”, finaliza.

FINALISTAS
O 5º melhor lote foi do produtor rural Pedro Antônio Dutra, que recebeu da Via Verde Agronegócio um mapa de uso e ocupação de solo. Em 4º lugar ficou o produtor rural Lauro Sérgio Zanin, que recebeu das empresas Magrão Agro e Cimaper Poços Artesiano um pulverizador elétrico e guinchada de bomba para poço artesiano.

Em terceiro, foi premiado o produtor rural Lenine de Souza Furtado, que recebeu do Sicredi um medidor de umidade. Em segundo ficou Aldo Braghini Junior, que recebeu do Sicoob Nossocrédito um implemento agrícola (pazinha traseira para  trator), uma roçadeira manual, dois sopradores e um adubador costal.

O grande finalista foi o produtor rural Pieter Johannes Marie Keijsers, que recebeu da comissão realizadora – composta pela Caffer, Coopercitrus, Nova América, Olam Coffee, Peneira Alta, Volcafe e OfI – uma roçadeira e tratamento para cinco hectares com produtos para fortalecimento e tratamento da lavoura.

A Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de São Sebastião do Paraíso (ACISSP) também foi parceira no 3.º Concurso Municipal Café Qualidade.