BOMBEIRO

Vazamento de gás mobiliza Corpo de Bombeiros de Paraíso e Guaxupé

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Polícia | 24-11-2021 16:53 | 494
 Em Pratápolis princípio  de incêndio destruiu eletrodomésticos em uma casa no centro
Em Pratápolis princípio de incêndio destruiu eletrodomésticos em uma casa no centro Foto: Divulgação

Duas ocorrências envolvendo vazamento de gás movimentaram os pelotões do Corpo de Bombeiros em São Sebastião do Paraíso e em Guaxupé, na tarde de domingo, 21. Uma das ocorrências foi registrada na área central de Pratápolis onde um incêndio provocado por vazamento de gás atingiu uma residência, causando prejuízos materiais. Em Guaxupé também ocorreu situação semelhante com um incêndio em um fogareiro que assustou moradores no bairro Jardim Recreio.

Por volta das 15h50 houve um acionamento dos bombeiros em Paraíso, informando sobre ocorrência de incêndio. O caso foi registrado na Rua Padre Licínio, na região central de Pratápolis. Segundo informações o fogo teve início após um vazamento de um botijão de gás de cozinha.

No local foi constatado que o morador de 59 anos, conseguiu extinguir o incêndio utilizando-se de uma mangueira de jardim. Dois botijões que vazaram GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) também foram retirados do interior da residência e colocados no passeio público, com auxílio de vizinho. Com o fogo, todo o telhado da varanda havia desabado tendo danificado alguns eletrodomésticos. No entanto, apesar do susto, ninguém se feriu.

Outro incidente semelhante já havia ocorrido mais cedo, por volta das 13 horas em Guaxupé. A ocorrência foi registrada em uma residência no bairro Jardim Recreio. Quando a equipe de combate a incêndios chegou ao local, o princípio de incêndio já havia sido controlado pelas pessoas que estavam no imóvel.

Os bombeiros realizaram operações de rescaldo retirando do local objetos que estavam produzindo fumaça bem como o botijão de gás, colocando-nos em ambiente aberto e ventilado. Felizmente ninguém se feriu havendo somente poucos danos materiais.

Dicas e prevenção
Em função destas ocorrências o Corpo de Bombeiros emitiu nota com dicas de prevenção sobre como proceder em situações que envolvem acidentes com botijões de gás. Salienta o comunicado que a compra do botijão deve ocorrer de companhia comprometida com qualidade e segurança, sendo observados detalhes referentes ao lacre, etiqueta e a válvula. Após a instalação do dispositivo deve ser feito o teste de vazamento, passando espuma de sabão ao redor da conexão válvula de saída de gás e no regulador de pressão de gás.

Caso surjam bolhas, repita a operação de instalação. Se o vazamento continuar, desconecte o regulador de pressão de gás e verifique se existe vazamento na válvula. Se continuar vazando, leve o botijão para um lugar ventilado, deixando o regulador de pressão de gás desconectado e chame a assistência técnica do seu fornecedor de gás. Jamais passe a mangueira por trás do fogão. Se for necessário alterar a posição de entrada de gás, chame profissionais credenciados pelo fabricante do fogão.

Em caso de vazamento de gás sem fogo recomenda-se mudar para fechado a alavanca do regulador de pressão, afastar as pessoas do local e tirar o botijão para local aberto e fechado para a devida manutenção. Não acione interruptores de energia, não ligue e nem desligue nenhum equipamento eletrônico ou outros que possam produzir faísca. Havendo vazamento com fogo afaste as pessoas do local, acione o Corpo de Bombeiros e retire todos os materiais combustíveis das proximidades.

O armazenamento do botijão deve ocorrer sempre em local ventilado e nunca próximo a tomada e interruptores de energia Se possível de preferência para que o recipiente fique do lado de fora da cozinha. De preferência evite que crianças manuseiem o fogão, fechar o registro quando não estiver usando.

Outras dicas interessantes é evitar é manter o cabo das panelas para dentro, não usar fogareiro ou lampião sobre botijões de 13 quilos. Recomenda-se ainda que sejam feitas manutenções e revisões permanentes. Para isso é importante procurar pessoas habilitadas para os consertos e modificação nas instalações.

Em Guaxupé vazamento  em botijão também assustou moradores no jardim Recreio