DESTAQUE

Paraisenses são destaques na mídia

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Brasil | 24-11-2021 16:57 | 1307
Marcelo Cerize  foi entrevistado do  MoneyPlay Podcast
Marcelo Cerize foi entrevistado do MoneyPlay Podcast Foto: Reprodução

Dois paraisenses foram destacados na mídia nacional nesta semana. Ligados e atuantes no mundo dos negócios e da economia, Marcelo Cerize e Carlos Melles tiveram oportunidade de falar sobre o universo em que atuam, cada qual respectivamente falou de suas áreas de atuação. Temas sobre o mercado de investimentos e as oportunidades inclusive na fase em que os efeitos da pandemia vão perdendo força estão em destaque nas entrevistas concedidas por eles na revista Isto É Dinheiro e também na Carta do Líbano.

Marcelo Cerize, filho do ex-prefeito Pedro Luiz Cerize e irmão da atual vereadora Maria Aparecida Cerize Ramos, paraisense, é o CEO da casa de análise Inversa Publicações. Ele concedeu entrevista ao MoneyPlay Pod cast, programa voltado para o mundo das finanças, apresentado pelo educador financeiro Fabrício Duarte. O material foi destacado pela revista Isto é Dinheiro.

Antes de ser advogado seu primeiro investimento foi uma rádio comunitária que montou na cidade. Depois dos tempos de Faculdade Municipal de Direito, cursada em Franca (SP), passou ser sócio na empresa Skopos. Ali permaneceu por duas décadas e se tornou especialista em análise e execuções de operações financeiras com foco em ações e instrumentos derivados. No início deste ano assumiu como CEO da Inversa Publicações, novamente em conjunto com o irmão mais velho Pedro Luiz Cerize.

Marcelo definiu que uma casa de análise independente avalia os ativos do mercado financeiro e faz recomendações de portfólio. Define quais produtos podem interessar aos investidores. “Nosso dia a dia é acompanhar todo o mercado, olhar as melhores empresas da bolsa, as melhores oportunidades”, descreve.

Na Inversa, ele detalha que há uma equipe editorial que “traduz” as avaliações em uma linguagem simples e facilita o entendimento de pessoas não familiarizadas com o mercado financeiro.

O executivo também aposta que as plataformas eletrônicas vão encurtar essa distância e que a digitalização vai diminuir a intermediação dessas relações que, hoje, são caras. “Investir passa por toda uma cadeia que precisa ser remunerada, não tem como ser diferente”, analisa.

Carta do Líbano
Outro paraisense em destaque é o ex-deputado federal ex- ministro do Esporte, Carlos Melles, atualmente presidente nacional do Sebrae. Na semana passada ele esteve em Dubai, ao lado do presidente Jair Bolsonaro e integrou a comitiva brasileira que participou da Expo Dubai. Antes, passou por Portugal onde ocorreu o Seminário Internacional “Agronegócio Sustentável no Brasil”. Nesta semana Melles foi capa da revista Líbano-brasileira de intercâmbio cultural.

“Traçamos o perfil do mineiro Carlos Melles, presidente do Sebrae, que afirma que o melhor do Brasil está nos pequenos negócios”, diz o texto de apresentação do entrevistado.

Carlos Melles, presidente do Sebrae, durante os eventos internacionais em que participou levou a mensagem de que o Brasil pode e pretende colaborar com a promoção de pequenos negócios e a inclusão social de diversos atores ao redor do mundo.

“Atualmente, as micro e pequenas empresas representam 99% de todos os empreendimentos brasileiros, reunindo mais de 44% da massa salarial e sendo responsáveis por 30% do PIB brasileiro. No agronegócio, os pequenos negócios também têm muito a contribuir com o país, principalmente no desenvolvimento da bioeconomia e com estratégias como as Indicações Geográficas, que agregam valor a produtos e modos de produção centenários”, comentou.

Segundo ele, os pequenos produtores rurais têm um papel crucial na produção de alimentos no Brasil e um enorme potencial para conquistar também mercados internacionais. Apesar das micro e pequenas empresas representarem 99% dos empreendimentos brasileiros, o número de empresas que exportam e, principalmente, o valor exportado, ainda é baixo.

Atualmente, das 25 mil empresas brasileiras que exportam, uma a cada três (8,4 mil), são de pequeno porte e respondem por apenas 1% dos valores negociados. “Temos um grande desafio pela frente, que é preparar as empresas brasileiras para a internacionalização e aumentar a quantidade de negócios exportadores e o valor que é exportado”, afirmou o presidente do Sebrae.

Ele ressalta que há uma grande variedade de oportunidades na Expo 2020 Dubai que devem ser aproveitadas. “Essa também é uma ótima vitrine para atrair parcerias e investidores. Essa ação visa abrir um mercado promissor para as nossas micro e pequenas empresas”, complementa Carlos Melles.

Presidente do Sebrae foi capa na revista Carta do Líbano