HOMENAGEM

Federaminas homenageia Ailton Sillos e o empresariado mineiro

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Entretenimento | 01-12-2021 15:00 | 296
Homenagem marca o reconhecimento por muitos anos de trabalho dedicado ao setor das empresas, indústria e comércio da cidade
Homenagem marca o reconhecimento por muitos anos de trabalho dedicado ao setor das empresas, indústria e comércio da cidade Foto: Arquivo

O presidente da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de São Sebastião do Paraíso (Acissp), Ailton Rocha de Sillos foi um dos 55 homenageados na noite de ontem, 30 de novembro, em Belo Horizonte. A premiação aconteceu durante a realização do tradicional evento “Mérito Empresarial” promovido pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Minas Gerais (Federaminas). Até o próximo dia 3 de dezembro a Federação realiza mais uma edição do Congresso das Associações Comerciais e Empresariais do estado.

Nesta edição a Federaminas homenageou 55 empresários indicados pelas respectivas Associações Comerciais espalhadas por Minas Gerais. Também foram destacadas 10 grandes personalidades com atuação em várias áreas. O evento iniciado por volta das 19h30 teve lugar no Teatro Palácio das Artes, que em 2021, completa 50 anos de história.

Além do presidente da Acissp, Ailton Sillos, consta na relação dos homenageados o ex-ministro e ex-secretário de Agricultura de Minas, Alysson Paulinelli indicado ao  Prêmio Nobel da Paz 2021, entre outras personalidades.

Para o presidente da Federaminas, Valmir Rodrigues este é um momento muito especial por valorizar quem se destacou em um momento tão desafiador. “É um momento de celebração, de comunhão entre todos aqueles e aquelas que vivem o movimento associativista diariamente e que por acreditarem nele e em seus princípios e que se destacaram em 2021”, comenta.

No ano passado, devido à pandemia, o evento não pode ser realizado. E, apesar das condições sanitárias em Minas Gerais terem melhorado graças ao avanço da vacinação, ainda não será possível a realização do tradicional jantar de confraternização em função das medidas de restrição por causa da Covid-19.

Congresso

Nesta quarta-feira, 1º de dezembro, será realizado o XXIII Congresso das Associações Comerciais e Empresariais, uma importante ocasião de contato e troca de conhecimento entre as ACE’s mineiras com uma intensa programação. O tema deste ano será  “A retomada: seu negócio pós-pandemia”.

Em formato híbrido, as palestras acontecem entre os dias 1 e 3 de dezembro na sede do Sebrae Minas. Serão realizadas palestras nacionais e internacionais, workshops, painéis e treinamentos específicos para os empresários estarem ainda mais preparados para a retomada econômica.

Uma das principais conseqüências da pandemia foi o afastamento social e, com isso, a migração para o trabalho em formato home office, reuniões on-line, treinamentos virtuais e grandes mudanças na rotina empresarial.

Dentre as medidas para se conter a propagação do vírus, tivemos o fechamento compulsório do comércio e o conseqüente agravamento da crise econômica. Muitos empresários foram obrigados a realizar corte de custos, o que elevou os índices de desemprego em todo o país e muitas perdas financeiras.

Há mais de um ano e meio vivemos um cenário de medo, angústia e incertezas gerado pela Covid-19. Esse quadro impactou na saúde física e mental de todos.  Ciente destes desafios, a Federaminas cumprindo o seu papel de liderança empresarial, buscou alternativas para auxiliar os empresários neste momento difícil e criou projetos e campanhas como o “Abrace a Força de Minas”, “Associa Minas”.

Valmir Rodrigues aponta que devido ao avanço da vacinação no Brasil e no mundo, é possível ver uma luz no fim do túnel. “Encontrarmos-nos em um cenário totalmente diferente do que era antes da pandemia. Surgiram novas formas de trabalhar, de comunicar, de vender, de atender, de negociar e o comércio on-line ganhou muito mais notoriedade. E mesmo diante das dificuldades impostas, os empresários mineiros mostraram sua determinação e não desistiram do setor”, ressalta.