CAFÉ DE QUALIDADE

Sicoob Nossocrédito entrega premiação a produtor classificado no 3.º Concurso Municipal de Café de Qualidade

Por: Nelson Duarte | Categoria: Agricultura | 08-12-2021 09:40 | 2117
Vanderli dos Reis Amaral, Rogério de Pariz loguercio, Maurício Mafra, Marco Aurélio de Paula, Lucélia Braghini, Marcelo Morais, Leonardo Lima Diogo e Renan Jorge Preto
Vanderli dos Reis Amaral, Rogério de Pariz loguercio, Maurício Mafra, Marco Aurélio de Paula, Lucélia Braghini, Marcelo Morais, Leonardo Lima Diogo e Renan Jorge Preto Foto: Tiel/Jornal do Sudoeste

O Sicoob Nossocrédito procedeu na sexta-feira (3/12) a entrega da premiação a que fez jus o produtor Aldo Braghini Júnior, pela segunda colocação no 3.º Concurso Municipal Café de Qualidade, promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agropecuário de São Sebastião do Paraíso. Aldo Braghini Júnior foi representado por sua irmã, Lucélia Braghini.

O objetivo do concurso, bem como o selo “Paraíso dos Cafés Finos”, é atestar a qualidade dos cafés produzidos no município, valorizando produtores e produto. O resultado foi divulgado dia 25 de novembro no Teatro Municipal Sebastião Furlan. A premiação ao segundo colocado, sendo uma roçadeira manual Stihl, pazinha traseira Piccin, dois sopradores manuais Husqvarna, e adubador costal, foram oferecidos pelo Sicoob Nossocrédito.

 “É um privilégio para nós produtores, podermos ser enxergados, ouvidos e principalmente valorizados. Nós enfrentamos muitas dificuldades na produção, particularmente a do café. Eu acompanho de perto o trabalho de meus sócios, e sei o quanto difícil, e a luta que é, o ciclo do café. A cada ano que passa são novos desafios. Mais recentemente a geada, tivemos prejuízo, perdemos muito café. São muitos obstáculos e adversidades. Para nós é um marco, podermos ser reconhecidos e valorizados”, disse Lucélia Braghini.

O presidente do Sicoob Nossocrédito, Leonardo Lima Diogo agradeceu à Prefeitura, à Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário nas pessoas do secretário Renan Preto e Marco Aurélio de Paula, pela continuidade do projeto Concurso de Café de Qualidade. “Agradecimento porque em torno do selo comemorativo do concurso há a capacidade de colocar no centro, o produtor rural.

Ele entra no centro da peneira num momento em que é olhado, valorizado, identificado. Primeiro pelo setor público, que idealizou o projeto e organiza, com muita maestria, e a cada ano de uma forma melhor, com aprimoramento. Em torno se encontram pessoas e organizações de relevância nesse ciclo produtivo. Temos instituições financeiras, cooperativas agropecuárias, degustadores, classificadores de café, é o momento onde é evidenciado algo inerente a cultura paraisense no ambiente agrícola, e que há o reconhecimento dessa bebida tão fina, tão conquistada mundo afora. São Sebastião do Paraíso é privilegiada por ter um projeto como esse, há o reconhecimento, comprometimento e busca de constante aperfeiçoamento da bebida”.

Não podemos deixar de agradecer a Emater-MG, empresa há mais de 70 anos envolvida na atividade agrícola, e que sempre acolheu muito bem os produtores rurais como um todo, e que nos proporciona momentos memoráveis, como tivemos no 3.º Concurso Municipal de Café de Qualidade, ressaltou o presidente do Sico ob Nossocrédito. É um momento de celebração, de trabalho realizado no decorrer do ano. As pessoas que estão nos bastidores, por trás das cortinas da maestria desse evento, são pessoas de muito princípio, de muito carinho com o produtor rural, enfatiza Leonardo Diogo.

Ele afirma que desse projeto surgem várias atividades reflexas, como manutenção de estradas, escoamento de safra. A qualidade não está inerente apenas no produto, está também em atividades secundárias. É nesse sentido que colocamos que o selo em comemoração Paraíso dos Cafés Finos, consegue colocar o produtor rural no centro, e todos os entes inseridos nessa cadeia produtiva na questão periférica, no contexto de apoio, de sustentabilidade à atividade agronômica. E o mais bacana de tudo, é mão de obra familiar, que voltou a ser valorizada, disse.

O Sicoob Nossocrédito está muito feliz de participar, apoiar um projeto tão importante e valoroso como esse, conclui o presidente Leonardo Lima Diogo.

O prefeito Marcelo Morais esteve presente à entrega, juntamente com o secretário municipal de Desenvolvimento Agropecuário, Renan Jorge Preto, do chefe de Departamento de Agricultura, Marco Aurélio de Paula.

Vanderli dos Reis Amaral, a produtora Lucélia Braghini, Leonardo Lima Diogo, Maurício Mafra e Rogério de Pariz loguercio
Maurício Mafra presidente do Sicoob Paraisocred, a produtora Lucélia Braghini e Leonardo Lima Diogo presidente Sicoob Nossocredito