IBRANTINA

Orçamento Participativo na Escola

Por: Redação | Categoria: Educação | 09-12-2021 10:45 | 1064
Foto: Reprodução

Ações importantes estão sendo desenvolvidas na Escola Municipal Ibrantina Amaral nas últimas semanas. Dentre estas, vale destacar o bate papo entre Weslley Dias e os candidatos a prefeito e vereadores da escola.

Weslley, que é ex-aluno da Escola Municipal Ibrantina Amaral e atualmente está cursando Administração de Empresas na Universidade Estadual de Minas Gerais, sempre participou ativamente como membro do Parlamento Jovem, como representante de alunos e presidente do Grêmio Estudantil no ensino médio. Jovem determinado e engajado com a política foi o candidato a vereador mais novo da nossa cidade e obteve uma quantidade expressiva de votos.

Assim, os alunos-candidatos se apresentaram e puderam tirar dúvidas sobre a função do Executivo e Legislativo, principalmente no que se refere a aplicação de recursos, bem como a função social do dinheiro e o retorno dos impostos para a sociedade, elucidando alguns exemplos. Weslley, ainda, falou um pouco de maneira bem objetiva e acessível sobre os impostos como IPVA, IPTU e ICMS destacando as porcentagens destinadas ao município, estado e governo federal.

Para Weslley, “duas carências que nós encontramos no ensino de hoje é a ausência de matérias que tratem de educação fiscal, financeira e também de noções de educação política.  Esse projeto que está sendo realizado na Escola Municipal Ibrantina Amaral, aborda todas essas carências citadas, fazendo com que o aluno entenda coisas como impostos, Poder Executivo, Poder Legislativo e educação financeira de forma simples e muito prática. Fiquei extremamente grato pelo convite e pela oportunidade de poder ajudar os alunos da escola em que vivi quase dez anos da minha vida. O engajamento dos alunos se candidatando e voluntariando para participar de projetos como esse, é sem dúvidas, algo a se comemorar”.

Além da ação citada, ocorreu na última sexta-feira, (3/12), a eleição da equipe que ficará responsável pela aplicação do recurso arrecadado com a venda dos produtos que foram apreendidos pela Receita Federal. Com este fim, foram eleitos prefeito, vice-prefeito e vereadores. Os funcionários e alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental I e alunos do Ensino Fundamental II elegeram: Felipe de Melo Ferreira para prefeito, Ana Beatriz Ribeiro para vice-prefeita e Laylla Victória Florencio, Vitória Gabrielly Motroni, Maria Luisa Ribeiro e Carlos Eduardo Silva para vereadores e, para a aplicação do recurso, o prefeito montará sua equipe de secretários e fiscais, que passarão por uma capacitação no início do próximo ano.

Neste contexto, a diretora Elisangela Rabelo parabenizou todos os envolvidos e destacou a importância do projeto, esclarecendo que o principal objetivo do mesmo é trabalhar a questão da importância dos impostos e a participação dos alunos como protagonistas. Na oportunidade, a diretora convida a todos para participarem da feira que acontecerá na escola no próximo sábado, dia 11 de dezembro.

Escola Municipal Ibrantina Amaral