ACISSP EM FOCO / EMPRESAS E EMPRESÁRIOS

MDA Soluções em Tecnologia, cresceu a passos firmes e sólidos

Por: Nelson Duarte | Categoria: Entretenimento | 11-12-2021 11:52 | 1239
Marcio Donizete de Aguiar é diretor da MDA
Marcio Donizete de Aguiar é diretor da MDA Foto: Nelson Duarte

O paraisense Marcio Donizete de Aguiar é diretor da MDA Soluções em Tecnologia, empresa que completou 27 anos de atividades em São Sebastião do Paraíso. Fez curso técnico em eletrônica em Mococa, concluído em 1984. Estagiou em Ribeirão Preto por alguns anos. Retornou à terra natal em 1990, quando começou a trabalhar na Fax Informática, a primeira empresa a se instalar em Paraíso nesse segmento.

O primeiro endereço da Fax Informática foi no Edifício Ouro Verde, numa sala no pavimento térreo. Depois foi para um imóvel na confluência das ruas Pimenta de Pádua e Tenente José Joaquim. O proprietário resolveu fechar a loja em Paraíso e transferir-se para Passos. Márcio preferiu ficar, e abrir seu próprio negócio.

A MDA iniciou suas atividades em 1994 num cômodo na casa dos pais de Márcio, na rua Pimenta de Pádua, 2.323. Precisou de maior espaço, e lhe foi cedido mais uma parte da casa. Mesmo assim, com o passar dos anos não mais comportou o crescimento da empresa. “Compramos o terreno e construímos esse prédio onde estamos na Pimenta de Pádua, 2.380, inaugurado em 2006”, conta.

Ele cursou Administração de Empresas e depois Ciências Contábeis. Recentemente prestou exame no ENEM e se classificou bem.  “Felizmente gosto muito de estudar, sou curioso, adoro tecnologia e está em meus planos fazer nova faculdade. Penso em ingressar na UFLA, para isso preciso conciliar o tempo”, enfatiza.

A MDA tem sua loja física onde disponibiliza equipamentos e suprimentos para manutenção, conectividade, produtos para casa inteligente, mas seu foco é em projetos maiores. “Prestamos serviços para várias empresas, usuários domésticos, escolas, governo, bancos, Secretarias estaduais da Fazenda, Educação, Receita Federal, Judiciário, Copasa. Atendemos também postos de combustíveis fazendo automação, que consiste em ligar um aparelho concentrador que colhe informação das bombas de abastecimento, joga no computador, e emite o cupom. Essa integração já fazemos desde o ano 2.000. Atendemos em um raio maior este setor de postos de combustíveis, em toda a região, e até Alfenas. Nos demais segmentos o maior número de clientes é em Paraíso e algumas cidades da região. Atualmente fazemos muitos atendimentos remotos, e com a pandemia desenvolvemos mais ferramentas para desenvolver o trabalho sem necessidade de locomoção. Mas quando necessário, temos veículos e equipes que vão ao local”, explica o diretor da MDA.

Outra área de atuação da empresa é na de tecnologia para as chamadas casas inteligentes. “É algo que estamos fazendo bastante essa evolução das construções civis por comandos de voz, iluminação, ar condicionado, abertura de janelas, cortinas. Minha residência é uma casa modelo e tem o máximo de tecnologia que conseguimos colocar, da irrigação das plantas do jardim até climatiza-ção, eletrodomésticos, que são controlados à distância, ou por comandos de voz. A gente tem feito esse trabalho em algumas casas aqui em Paraíso, uso dessa tecnologia”.

Esse mesmo avanço tecnológico, Marcio tem utilizado no agronegócio. “Sou filho de produtor rural, e minha esposa também. Herdamos algumas terras onde procuramos ter o máximo de tecnologia. São negócios pequenos, e estamos os transformando em empresas que sejam rentáveis. Tecnologia voltada ao campo me agrada muito. Criamos gado da raça nelore, e fazemos a rastreabilidade dos animais com a implantação de chips, e acompanhamos mês a mês a evolução dos filhotes. O objetivo é ter o mínimo de perdas possíveis, conseguir melhoramento genético. De acordo com evolução dos bezerros, analisamos qual genética é melhor, e vamos apurando. Também serve para localização de animais, facilitar a contagem dentre outras utilidades”, explica.

Marcio diz acompanhar bastante atividades e novidades divulgadas pela ESALQ – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, USP-  de Piracicaba, onde estuda seu filho. “Penso em algo voltado para o agro futuramente. Na troca de experiências com ele, juntamos tecnologia com o que está rodando no mundo ao agronegócio. Como sempre, com passos firmes para a gente poder chegar ao nosso objetivo”, enfatiza.

Com a experiência de quem está antenado e utilizando tecnologia de ponta, Márcio lembra a agilidade com que avanços têm ocorrido. “Comecei na área de eletrônica e fui conhecer o primeiro computador na Escola Técnica em Muzambinho. Era uma novidade, algo muito caro, valor altíssimo, em dólar.

Na área técnica, no início atendíamos bancos (principalmente o Itaú) e grandes comerciantes. Em Paraíso iniciamos com o Tonin, alguns magazines que existiam na cidade, Supermercado Dadá. Aos poucos foi progredindo e passamos a atender concessionárias de veículos. Empresas maiores começaram a ser informatizadas, depois empresas de menor porte, posteriormente nas residências”, conta.

Nessa retrospectiva, Marcio Donizete de Aguiar recorda ter sido uma trajetória de trabalho “desde a portinha que abriu, para o primeiro negócio. A inauguração dessa loja foi momento marcante por se tratar de uma conquista. De onde a gente saiu para cá foi um grande salto. Foi um momento gratificante, importante”.

Acho a Associação Comercial primordial, essencial para o nosso comércio, nossa cidade. Foi muito bem administrada na gestão do Dr. Ailton Sillos, que foi longa, digna de aplausos. Postura austera a dele, mas extremamente eficiente, deu muito certo. A dedicação de seu tempo, ele vestiu a camisa, literalmente. Vejo que era necessário uma inovação, até por que ele precisava se acomodar. A equipe que assumiu é composta por empresários dinâmicos. O presidente eleito, Dr. Matheus, escolheu bem, num tom pessoal. Bastante disposto a trabalhar, a trocar ideias. Gente que corre atrás, empreendedora. Tem que ter essa inquietude para mover, evoluir. Vai ser uma equipe para tentar fazer um pouco do que Dr. Ailton fazia sozinho”, observa Márcio.

E acrescenta: “Dr. Matheus falou muito bem que a gestão dele será focada em novas tecnologias, inovação, e certamente isso trará mais evolução para a cidade, mais conforto, gerar riquezas, a colocando na vanguarda em todos os setores, seja no comércio, no agronegócio, na indústria”.

A MDA chegou no que é hoje graças principalmente aos meus colaboradores que foram peças muito importantes. Por muitos anos minha irmã Márcia dedicou a vida dela aqui. Tenho colaborador que está comigo há mais de 25 anos. São todos muito eficientes, dedicados. A minha esposa Andréa Rezende de Paula Aguiar que trabalha aqui. É uma empresa pequena, familiar, mas todos literalmente vestem a camisa. Sozinhos não conseguimos nada, mas em um grupo motivado, dedicado, podemos ir longe. Ainda que devagar, conforme o mercado possibilita, a gente vai crescendo”.