ACIDENTES

Corpo de Bombeiros e Samu resgatam vítimas de acidentes do fim de semana

Por: James Warley | Categoria: Acidente | 13-12-2021 15:42 | 2226
Homem ficou preso entre o trator e os galhos da árvore que caiu em Capetinga
Homem ficou preso entre o trator e os galhos da árvore que caiu em Capetinga Foto: Divulgação

A assessoria de Comunicação do 2º Pelotão do Corpo de Bombeiros de São Sebastião do Paraíso divulgou na manhã de segunda-feira,13, o balanço das principais ocorrências registadas no final de semana na região. Foram 33 atendimentos sobre situações diversas, com destaque para uma queda de árvore no sábado, em Capetinga e dois acidentes de trânsito registrados na região. As vítimas foram socorridas e encaminhadas para atendimento médico.

No fim da tarde de sábado,11, o Corpo de Bombeiros juntamente com equipe do Samu atendeu, em Capetinga, uma vítima de queda de árvore. O acidente ocorreu na zona rural do município, onde um homem trabalhava em uma lavoura de café com um trator. 

Conforme informações ele teria se abrigado debaixo de uma árvore com o objetivo de se proteger da chuva. A vítima é A.A.S., de 44 anos, que teria descido do trator e ficou entre o implemento agrícola e a roda traseira do veículo. A árvore não resistiu ao vendaval e caiu sobre o trator aprisionando o operador no meio dos galhos.

A vítima foi encontrada pelas equipes de resgate de forma consciente, mas confusa. Foi necessário o uso de motosserra e facões para remoção dos galhos. O tratorista foi imobilizado e retirado do local com segurança. Ele apresentava escoriações na perna direita, contusão no baço direito, tórax e pescoço, além de perda da sensibilidade do braço esquerdo, que segundo os socorristas poderia indicar uma possível lesão de coluna. A. foi transportado pela ambulância do Samu para a Santa Casa de Misericórdia, em São Sebastião do Paraíso onde foi atendido.

O 2º Pelotão BM recomenda que durante o período chuvoso que as pessoas não se abriguem embaixo de árvores para se protegerem das chuvas. Além dos riscos de queda da árvore ou arbustos, há também a possibilidade de eletrocussão por raios.

Trânsito
Na noite de sexta-feira,10, por volta das 22h30 foi registrada uma colisão no cruzamento entre as ruas Desembargador Jorge Fontana e a Antônio Pimenta de Almeida, no bairro São Judas Tadeu.  Envolveram-se no acidente o condutor de uma motocicleta Honda/Biz e o de Fiat/Uno. A motociclista D.C.N.P., de 27 anos foi atendida apresentando escoriações na perna direita. Ela foi encaminhada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), na Vila Santa Maria.

Já no domingo,12, por volta das 18h15 foi registrado um capotamento na Rodovia MG-050, próximo ao km 395, com suspeitas de vítimas encarceradas no veículo.

O atendimento foi realizado em conjunto por equipes de resgatistas do Corpo de Bombeiros e do Samu. O caso envolveu um Ônix/Chevrolet que teve uma saída de pista com posterior colisão em um talude na lateral direita da pista de rolamento.

As vítimas já estavam fora do veículo, sendo que o condutor E.S.C., de 28 anos, além do passageiro J.R.L.S.,28, do banco traseiro não apresentavam ferimentos. Já a passageira do banco dianteiro B.L.P.B., 27, apresentava hematoma próximo ao pescoço. As vítimas estavam conscientes e orientadas e dispensaram atendimento pelos bombeiros.

O condutor relatou que seguia sentido Passos para São Sebastião do Paraíso, quando teria aquaplanado, perdendo a direção do veículo, chocando-se contra o barranco na lateral da pista. Foi relatado que todos os três ocupantes do automóvel utilizavam cinto de segurança, o que impediu que agravassem os traumas e lesões.

O uso correto do cinto de segurança impede, em caso de colisão, que as vítimas se choquem contra o volante, painel e para-brisas, ou que seja projetado para fora do carro.