SRE

Secretária estadual de educação visita 35ª SRE em Paraíso

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Educação | 19-12-2021 18:36 | 1151
Julia Sant’Anna foi recebida pela Superintendente Maisa Barreto e equipe no anfiteatro do banco Sicoob em Paraíso
Julia Sant’Anna foi recebida pela Superintendente Maisa Barreto e equipe no anfiteatro do banco Sicoob em Paraíso Foto: Andrea Hespanha

A secretária de Estado de Educação, Julia Sant’Anna esteve na sede da 35ª Superintendência Regional de Ensino (SRE) na quinta-feira,17, quando se reuniu com diretores escolares. A visita integra uma série de encontros realizados durante a semana no Sul de Minas que marca o fechamento do ano letivo de 2021.  A secretária agradeceu aos gestores escolares pelo trabalho realizado, com atividades remotas e pelo empenho pela retomada das ações presenciais.

A série de visitas com três dias de agenda teve início na terça-feira,14, com passagens por Pouso Alegre e Poços de Caldas. Na quarta-feira,15, ela esteve em Varginha e encerrou o circuito pelo Sul de Minas, visitando São Sebastião do Paraíso.

Os encontros em formato híbrido contaram com a participação dos gestores das 264 escolas das regionais de ensino atendidas pelo Governo de Minas Gerais. Os encontros ocorreram de forma híbrida em Varginha e Pouso Alegre e presencial em Poços e Paraíso.

A iniciativa dá segmento a retomada das reuniões presenciais pelo Estado de Minas Gerais. Julia começou as reuniões agradecendo aos diretores por todo o trabalho e dedicação desempenhado ao longo desses dois últimos anos tão desafiadores.

Em Paraíso foi recebida pela superintendente Maisa Barreto e equipe. “Quero agradecer muito a vocês pelo trabalho realizado neste período longo de atividades remotas que vivemos, pelo esforço na volta presencial e no fechamento de mais um ano letivo desafiador”, disse.

Ela citou que o momento vivido ainda é difícil, mas, também de superação. “Temos muito orgulho de termos feito uma das três melhores educação remota do Brasil, com toda a diversidade e complexidade do nosso estado. Vocês fizeram um verdadeiro milagre”, destacou a secretária, citando a pesquisa da Fundação Getúlio Vargas que apontou Minas com o terceiro melhor índice de educação a distância do país.

A secretária fez um balanço dos desafios enfrentados e avanços alcançados nos últimos anos na rede estadual de ensino. “Encontramos esta rede em uma situação humilhante, em que diretor corria atrás de ajuda financeira para comprar gás de cozinha; falta de recurso estadual para a merenda; prédios escolares em total precariedade. E mesmo com toda a situação de grave crise financeira do Estado, nós conseguimos retomar os repasses de manutenção para as escolas, dobrar a verba de merenda, reformar mais de 1300 escolas, comprar mobiliários novos”, comentou. Julia citou ainda que a atual gestão também regularizou o calendário de pagamento dos servidores no 5° dia útil e, pela primeira vez em seis anos, conseguiu pagar o décimo terceiro integral dentro do ano corrente.

“O que fizemos foi restabelecer o mínimo de dignidade para esta rede, cumprir com a nossa obrigação, e isso não é trivial. Ainda temos muito o que avançar, mas prezamos muito por dar passos conscientes, com a certeza de que podemos honrar com nossos compromissos”, afirma.

O diretor da E.E Dr. Benedito Leite Ribeiro, em Guaxupé, Ernani Torres Pereira, da SRE São Sebastião do Paraíso, agradeceu a grande melhora na sua escola. “Estou há três mandatos na direção e nunca vi esse volume de recursos na conta da escola. Antes, apenas com os recursos do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) para a merenda, se todos os nossos alunos se alimentassem na escola, não daria para todo mundo. Hoje, a merenda é extremamente melhor e com capacidade de atender com qualidade toda a escola. Também estamos realizando a pintura da escola, vai ficar muito bonita. Por isso, trago aqui um abraço de toda a comunidade escolar”, relatou o diretor.