TV DIGITAL

Canais digitais chegarão em 20 municípios da região em 2.022

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Tecnologia | 30-12-2021 17:30 | 1176
Portaria do Ministério das Comunicações (MCom) contempla municípios da fase 1.4 do programa Digitaliza Brasil
Portaria do Ministério das Comunicações (MCom) contempla municípios da fase 1.4 do programa Digitaliza Brasil Foto: Divulgação

O Ministério das Comunicações (MCom) liberou 233 canais para emissoras que prestam o serviço de retransmissão de TV em 172 municípios mineiros contemplados na fase 1.4 do programa Digitaliza Brasil. Somente na região de São Sebastião do Paraíso, pelo menos 17 cidades passarão a receber o sinal da TV Sudoeste e outros canais, com previsão de que a infraestrutura comece a ser entregue em abril de 2022. A lista completa das cidades e entidades beneficiadas está na Portaria nº 4.371, publicada na última sexta-feira,24, no Diário Oficial da União.

Os municípios que receberão os novos canais digitais contam apenas com o sinal analógico e terão disponível a programação assim que uma estação do Digitaliza Brasil for ativada. A previsão é que a infraestrutura comece a ser entregue no primeiro quadrimestre de 2022. Com isso, a população ganhará mais qualidade e variedade na TV, conforme enfatiza o secretário de Radiodifusão do MCom, Maximiliano Martinhão. “Algumas cidades têm apenas uma única emissora e agora, com o Digitaliza Brasil, podem ter até oito canais. Os brasileiros terão mais opções para acesso à informação e entretenimento”, pontua.

Das cidades contempladas pela portaria, 38 receberão dois ou mais canais. Do total de 20 cidades da região listadas na Portaria, 17 receberão o sinal da Fundação Cultural e Educacional do Sudoeste Mineiro, transmitido pela TV Sudoeste. Entre as cidades listadas estão Areado, Bom Jesus da Penha, Capetinga, Capitólio, Conceição Aparecida, Delfinópolis, Fortaleza de Minas, Guaranésia, Ibiraci, Itamogi, Itaú de Minas, Jacuí, Juruaia, Monte Santo de Minas, Pratápolis, São João Batista do Glória e Muzambinho.  O serviço de retransmissão de TV nas 172 localidades mineiras será prestado por 32 emissoras.

A portaria que instituiu o Digitaliza Brasil determinou que o processo de consignação e autorização de novos canais seja simplificado para garantir que a população tenha acesso aos conteúdos assim que o sinal digital for ativado nas respectivas localidades.

Mais canais

Em todo o Estado de Minas Gerais, 470 municípios serão beneficiados com a chegada do sinal digital por meio do Digitaliza Brasil. Mais de 4,7 mil brasileiros que vivem em municípios mineiros poderão desfrutar dos benefícios dessa nova tecnologia. Serão disponibilizados mais de mil canais para atender à população. No Brasil, 1.638 municípios serão beneficiados pelo programa e mais de 23 milhões de brasileiros poderão desligar de vez o sinal analógico.