EDUCAÇÃO

Ufla abre inscrições da 3ª etapa do PAS

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Educação | 19-01-2022 14:05 | 1067
Resultado desta etapa do programa de avaliação será conhecido no dia 7 de março
Resultado desta etapa do programa de avaliação será conhecido no dia 7 de março Foto: Divulgação

A Universidade Federal de Lavras (Ufla), em Minas Gerais, abriu as inscrições para a 3ª etapa do Programa de Avaliação Seriada (PAS). Os interessados podem se inscrever até 8 de fevereiro e a taxa é de R$ 65. O resultado da isenção será divulgado em 27 de janeiro.

Puderam solicitar o benefício os estudantes que fizeram todo o Ensino Médio em escolas públicas ou como bolsistas em colégios particulares, que tenham renda de até 1, 5 salário mínimo por pessoa. Os candidatos serão avaliados pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. Por isso, não haverá prova para a 3ª etapa. Esta fase é destinada aos candidatos que fizeram as provas da 2ª fase em setembro de 2021.

A UFLA anunciou ainda que divulgará o resultado da 3ª etapa do PAS em 7 de março. O restante do cronograma ainda não foi informado. A instituição oferece 532 vagas no Programa de Avaliação Seriada. Destas, 266 são para estudantes que fizeram todo o Ensino Médio em escolas públicas (havendo percentual para pretos, pardos e indígenas; candidatos de baixa renda e pessoas com deficiência).

Mudanças no PAS
A UFLA confirma também que ocorreram mudanças para o PAS. As duas primeiras etapas terão avaliações em apenas um dia, ao contrário dos dois do modelo anterior, com divisão de conteúdos similar ao Enem: Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática. Não haverá redação para tais candidatos.

O ingresso do PAS será para os dois semestres letivos, as provas serão realizadas somente em Lavras e São Sebastião do Paraíso e haverá o aumento de 20% para 35% das vagas da UFLA destinadas ao processo seletivo seriado.