CLÓVIS SALGADO 55 ANOS

Tempo Integral do Clóvis produz documentários sobre os 55 anos do “Clóvis Salgado”

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Educação | 15-01-2022 15:06 | 917
Foto: Divulgação

Os alunos do Ensino Médio em Tempo Integral da Escola Estadual Clóvis Salgado produziram documentários em homenagem aos 55 anos da instituição e que tinha por objetivo estudar e compreender a história da Escola, desde sua fundação quando recebeu o nome de “Ginásio Industrial Estadual Clóvis Salgado” até os dias de hoje, ouvindo relatos de funcionários, ex-alunos e homenageando aqueles que contribuíram ao longo das últimas cinco décadas para a formação nos diversos níveis de ensino que a instituição sempre ofereceu: educação fundamental, ensino médio e ensino técnico.

O projeto teve início no mês de outubro, onde os educandos tiveram a oportunidade de conhecer os arquivos da escola, analisando como por exemplo a listagem dos primeiros alunos aprovados no exame de admissão da primeira turma no ano de 1965. Ao analisar os documentos foi possível identificar que, apesar de a Lei de autorização da escola constar sua fundação em 1966, a primeira turma da instituição foi no ano anterior e que na época foi realizado um exame de admissão para mais de 200 jovens paraisenses, analisando seus conhecimentos matemáticos, históricos e linguísticos.

O projeto foi desenvolvido dentro da disciplina eletiva de “Redes Sociais e Mercado de Trabalho”, lecionada pelo professor João Pedro Menezes Jacinto/JP, que tem como objetivo auxiliar e orientar os jovens a produzir conteúdo para redes sociais e utilizar isso como ferramenta para obter êxito no mercado de trabalho. Os educandos aprenderam a como usar aplicativos gratuitos para editar os vídeos, com o aplicativo InShot, e a produzir artes/currículos com o aplicativo Canva.

A professora Alline Rufo foi parte importante para a concretização do projeto sobre a história da Escola, ao auxiliar e ensinar sobre como produzir roteiros, o que facilitou o trabalho dos educandos em suas entrevistas.

Ao produzir os documentários, os educandos puderam conhecer a história da escola, ouvir os relatos de funcionários antigos e atuais, conversar com ex-alunos e desbravar os arquivos da escola. Os documentários estão disponíveis no canal do YouTube da escola: Escola Estadual Clóvis Salgado. Ou através dos links:  https://youtu.be/iixjzen MhhU e https://youtu.be/zwRJOnOZOv0.

Para quem tem interesse em realizar o Ensino Médio em Tempo Integral, formato em que os educandos possuem uma formação mais completa, voltada para os principais vestibulares e que ficam o dia todo na escola, é só procurar a escola a partir do dia 25/01, período em que serão ofertadas as vagas remanescentes deste formato.
(por João Pedro Menezes Jacinto)

Fernando Rodrigues ex-aluno nos anos 2000 e atual professor na Escola
Lineia Moretti colaboradora da Escola desde os anos 199