RESGATE

Bombeiros de Paraíso socorrem vítima de tombamento de máquina agrícola

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Acidente | 24-01-2022 15:21 | 3665
Helicóptero do BOA em Varginha foi acionado para o resgate da vítima na região de Paraíso
Helicóptero do BOA em Varginha foi acionado para o resgate da vítima na região de Paraíso Foto: Divulgação

O 2º Pelotão do Corpo de Bombeiros de São Sebastião do Paraíso foi acionado na manhã desta segunda-feira, 24, para atendimento de uma ocorrência de acidente as margens da rodovia BR-265, na divisa entre os municípios de São Sebastião do Paraíso e Jacuí. Conforme informações houve o tombamento de um trator sobre um trabalhador que ficou com os membros inferiores e superiores presos, com suspeita de múltiplas fraturas. Em virtude da urgência do socorro foi acionado o BOA (Batalhão de Operações Aéreas) para agilizar na remoção da vítima que foi encaminhada ara atendimento médico em Passos.

Assim que acionado em Paraíso, o Corpo de Bombeiros enviou duas viaturas de resgate e salvamento para o atendimento da ocorrência que até por volta de 9h45 ainda estava em andamento. O local do acidente é uma propriedade rural de difícil acesso. A equipe de resgate utiliza equipamentos de desencarceramento no intuito de fazer a remoção da vítima. Também foi utilizado um guincho de particular, por se tratar de uma máquina pesada para ajudar na remoção do lavrador.

Conforme informações iniciais a vítima é um trabalhador rural, operador da máquina. Tendo em vista a gravidade das lesões e para agilizar o transporte da vítima foi acionado apoio de uma equipe médica e Aeronave “Arcanjo” do Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.

Foram quase três horas de operação para desencarcerar a vítima do trator, com a utilização de técnicas de salvamento terrestre, como almofadas pneumáticas para estabilização do veículo, guinchos e escavação da roda traseira do trator para liberar os membros inferiores, sendo a todo momento monitorada e assistida pelos bombeiros e equipe médica.  

A Vítima encontrava-se estável, porém apresentava fratura e esmagamento parcial dos membros superiores e inferiores do lado direito, sendo transportada pela aeronave à Santa Casa de Misericórdia de Passos.
(Atualizada às 15 horas)