SERVIDORES EDUCAÇÃO

Prefeito se reúne com servidores da Educação e diz que houve conquistas para a categoria

Por: Redação | Categoria: Educação | 01-02-2022 12:56 | 1508
Foto: Bryan Felipe

Aconteceu na manhã desta terça-feira 1° de fevereiro no Teatro Sebastião Furlan, reunião com os servidores da Educação municipal em São Sebastião do Paraíso. O prefeito Marcelo Morais deu boas-vindas a todos e elencou esforços da Administração para dar qualidade de trabalho aos profissionais da Educação, apresentando avanços e conquistas para a categoria no ano de 2021.  A reunião também contou a presença do vice-prefeito, Daniel Tales, o presidente da Câmara Lisandro Monteiro, e vereadores.

Morais destacou o empenho da equipe da Secretaria Municipal de Educação, na pessoa do secretário Lucas Cândido Oliveira, que durante dezembro não mediu esforços para elaboração de Projeto de Lei que pudesse contemplar todos os professores da rede com o rateio do Fundo Nacional da Educação Básica (Fundeb).

O prefeito apontou diversos projetos que foram criados para dar suporte às escolas, além da manutenção estrutural da rede. Entre as principais, citou a reforma da Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Otília Amaral, a Escola Professor José Carlos Maldi, reconstrução Roque Scarano, e restauro e reforma do Campos do Amaral.

Em 2021, graças ao programa “Recurso na Escola”, foram destinadas às escolas Municipais cerca de R$ 900 mil para os caixas-escolares, com o intuito de pôr fim à organização de festas e eventos por parte das escolas para aquisição de itens básicos. Para 2022 a estimativa é de R$1,5 milhão. “As escolas não tinham o básico, como sabão para as crianças higienizar as mãos. Precisavam fazer festinhas para ter condições de adquirir aquilo que é obrigação do Poder Público”, ressaltou.

Marcelo Morais dentre avanços citados para os servidores da Educação, mencionou o estudo para adequação do Plano de Cargos e Carreiras dos Servidores da Educação, que já está em fase final e será encaminhado para apreciação da Câmara; coordenadores pedagógicos para todas as escolas e investimento pesado nas salas de recursos multimeios; o Programa Educação em Movimento – que visa ajudar da recuperação dos alunos prejudicados pela pandemia; além de estudo de viabilidade para valorização salarial em até 25% dos profissionais da Educação.

RETORNO ÀS AULAS
O prefeito Marcelo Morais destacou que a Prefeitura trabalhou sem descanso para que o retorno às aulas pudesse acontecer com o máximo de segurança possível. Ele ressaltou a logística que foi elaborada para que a vacina pudesse chegar a todos rapidamente, e pediu apoio dos servidores para a propagação da necessidade das pessoas se vacinarem.

“Já iniciamos a vacinação das crianças, e na primeira etapa, as crianças com comorbidades, esperávamos 342, apenas 42 se vacinaram. De 11 anos, esperávamos 620 crianças, 282 se vacinaram. Nós precisamos que vocês ajudem a propagar a importância da vacina. Hoje, está alto o número de contaminados pela covid, mas graças à vacinação a internação e casos graves caíram drasticamente. Graças a vacina não estamos vivenciando o caos”, ressalta.

Acrescentou também que desde o ano passado têm sido realizados todos os trabalhos para fornecer EPIs de combate à covid-19.

O vice-prefeito, Daniel Tales, ressaltou que a vacina tem contribuído para que os casos de covid não se agravem. “A vacina protege e hoje estamos conseguindo manter a situação sobre controle graças a ela. Serão seguidos todos os protocolos para o retorno às aulas, se houve necessidade, recuaremos”, finalizou.