EDUCAÇÃO

Professor Fábio Itasiki, um mentor no mundo dos cursos e exames

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Educação | 20-02-2022 06:25 | 1624
Professor Fábio Itasiki afirma que questão de criatividade é um mito
Professor Fábio Itasiki afirma que questão de criatividade é um mito Foto: Reprodução

Fábio Itasiki é mentor certificado pela FGV - Fundação Getúlio Vargas e Professor de Redação. Natural de São Paulo há quase 35 anos atua em escolas particulares e cursinhos, desenvolvendo técnicas de aprendizagem de textos e de metodologias de estudos. Já compôs banca de correção de exames vestibulares e hoje é um dos professores de Produção Textual do Colégio Paula Frassinetti.

Jornalista e palestrante é autor do livro “Manual dos Vestibulandos Vencedores”, com edição esgotada, e do e-book “Oficina de Redação – Foco Enem”. Agora, em 2022, reinicia suas atividades presenciais, trazendo para São Sebastião do Paraíso o Curso de Redação Vestibulandos Vencedores.

Através de seu direcionamento nas composições textuais, seus alunos já conquistaram a melhor média do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) no Estado de São Paulo, venceram Olimpíadas Regionais de Química, ficaram em 1º e 3º lugares no Concurso de Contos de Ficção Científica, promovido pelo Gepalle da USP, e alcançaram as mesmas colocações no Concurso Literário da Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto.

Nesta entrevista, ele fala sobresua vida, sua profissão e sobre os planos de aulas no Espaço Saber. Nascido em São Paulo, ele conta como foi sua chegada à região, tendo se fixado em Ribeirão Preto. “Foi em 2008. Eu trabalhava em dois cursinhos na capital paulistana e também estava no departamento de comunicação de um dos vereadores da Câmara Municipal, o Antonio Goulart, que depois viria a se tornar deputado federal. Deixei essas minhas atividades e aceitei o convite para trabalhar no COC de Ribeirão, com as aulas de Redação e, posteriormente na Coordenação de área e do Super Colegial”, conta.

Os novos planos e projetos o fizeram sair da zona de conforto para vivenciar outras expectativas. “É sempre um risco sair de uma situação consolidada e mudar de emprego, de cidade. Mas eu tinha alguns amigos em Ribeirão e essa lista só aumentou com o passar do tempo. Eles me disseram que eram uma boa cidade para se viver e eu apostei que daria certo”, relembra

Em Paraíso a porta de acesso à comunidade se deu através do Colégio Paula Frassinetti, de maneira despretensiosa. “Foi por acaso. Estava conversando com a coordenação do colégio a fim de indicar algum professor de Produção Textual, porque tinha outros planos e poucos horários vagos. Aí o destino me trouxe para conhecer a escola e eu fiquei encantado com o acolhimento, com o cuidado, com o carinho das pessoas”, avalia.

“Agradeço a Deus por ter aberto essa porta em minha vida, através do Colégio Paula Frassinetti. Eu não conhecia a cidade e, quando a coordenadora Thais Paschoini – a quem sou muito grato - me apresentou a escola e falou de Paraíso, eu aceitei o desafio”, cita.

O começo foi com as três séries do Ensino Médio e, neste ano o professor foi presenteado com a turma do 9º ano do Ensino Fundamental, que o acolheu muito bem. “Não posso deixar de agradecer às diretoras, Tania Gonçalez e Claudete Domingos; à orientadora Educacional Juliana Zanin Vieira, à coordenação, às Irmãs Doroteias e aos meus amigos e amigas do corpo docente que é fantástico”.

Para ele o trabalho em conjunto tem apresentado resultados surpreendentes. “Realmente o sentido de equipe prevalece na escola”, define. A dinâmica de trabalho está funcionandoa. “Nos nossos encontros pedagógicos, tudo é preparado com muita atenção, profissionalismo e humanidade. A valorização profissional e pessoal que recebemos é maravilhosa, difícil de encontrar”.

CURSO EM PARAÍSO
A proposta de promover o curso em São Sebastião do Paraíso surgiu com o lançamento do e-book ‘Oficina de Redação – Foco Enem’, pela Editora SENAC. Fábio Itasiki anuncia que pretende transmitir todo o seu conhecimento sobre Produção Textual e Vestibulares para os estudantes. “É um curso que já realizei, com outros materiais, para alunos do interior de São Paulo e de outras partes do Brasil, através do on-line”, cita. A ideia de se fazer o Curso de Redação “Vestibulandos Vencedores” vem ao encontro da necessidade em se ter um curso completo de Redação.

O curso terá a consistência necessária, mas também terá dicas de como fazer a “Receita de Bolo” do ENEM. E é importante o aluno saber, por exemplo, quais conectivos utilizar, onde utilizar, como fazer a ligação de ideias. Haverá momento de técnicas, mas também de “estratégias”.

Professor Fábio antecipa que as aulas terão um formato inédito, com um corpo docente selecionado. “Teremos, além das aulas de técnicas de escrita, aulas de repertório sociocultural: Filosofia, Sociologia, Artes, História, Cinema, Literatura e Música, com conteúdos relacionados aos possíveis temas de ENEM”, adianta.

Ele cita ainda que semanalmente, o aluno poderá elaborar sua redação e enviá-la para a plataforma de correção que fará a primeira avaliação por Inteligência Artificial. Depois desta primeira análise, o aluno passa a limpo e envia o texto para que ele seja corrigido por um professor de Redação. Desta forma, cria-se uma espécie de roteiro e será possível aprimorar a qualidade textual, a bagagem cultural, diminuindo as falhas e aumentando as notas. Para todas estas situações haverá uma plataforma on line onde por 1h30 ocorrerá a aula semanal, com utilização do e-book “Oficina de Redação – Foco Enem”, do SENAC.

Conforme o professor o aluno poderá verificar aspectos como desempenho metas e resultados, numa espécie de auto avaliação. “Ele terá os textos duplamente corrigidos, para simular uma correção do ENEM e deixar a nota o mais próximo possível de um resultado real. Além disso, será possível a participação em quatro simulados nacionais, com vestibulandos de outras cidades do Brasil e assim, conseguirá ter um quadro comparativo melhor”, acrescenta.

Ainda de acordo com o Fábio Itasaki não haverá aulas apenas para os vestibulandos, mas que abrangerá estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental II e também para o 1º ano do Ensino Médio. “São duas propostas distintas e imperdíveis de interpretação de textos, de pensamento crítico importantes para os dias de hoje”, diz.

As aulas especiais serão baseadas na análise de questões, de problemas da realidade contemporânea, com pensamentos plurais, desenvolvendo o raciocínio e afiando o repertório sociocultural de cada aluno. Esse suporte é essencial para que as ideias, a captação de conteúdo, a organização dos argumentos seja desenvolvida o mais cedo possível. E, no final de cada aula, será sugerido um tema de Redação. Para esta turma, o curso será presencial em São Sebastião do Paraíso, no Espaço Saber.

Com a experiência e o conhecimento adquirido ao longo do tempo o professor enfatiza que as dicas apresentadas são valiosas. “O máximo que eu posso ensinar é alcançar os 980 pontos na prova de Redação”, brinca. Em seguida completa dizendo que o grande conselho que pode ofertar aos estudantes é que façam todos os temas solicitados. “Além de fazer a redação, é importante refazê-la, escrever novamente, eliminar as falhas apresentadas pelos mestres. Só o treino e a prática farão o texto do aluno melhorar sensivelmente”, ensina.

Fábio já teve alunos que ultrapassaram os 900 pontos no ENEM, o que o deixou muito satisfeito, inclusive no Colégio Paula Frassinetti. “O trabalho não e só meu, o resultado não surge no dia do exame. Tem toda uma equipe de professores cuidando de todos, com carinho”, observa.

Sobre a questão de haver ou não algum segredo, a resposta é que existem técnicas e práticas. “Mostro que esta história de criatividade, é um mito. Nem sempre uma pessoa criativa consegue organizar as ideias para fazer uma excelente redação e uma pessoa pode fazer um excelente texto sem criatividade, mas não conseguiria sem repertório”, pontua.

Em relação ao processo de avaliação e seleção de alunos que tem passado por várias mudanças o professor opina que para ser validado a educação no Brasil precisa ser feita de modo organizado e com planejamento. “Temos tantas pessoas sérias que poderiam estar pensando em Educação no país e temos um desperdício de talentos. Os vestibulares são tradicionais no Brasil e cada entidade, cada Universidade tem o seu jeito para selecionar qual perfil de estudante deseja”, comenta.

Como exemplo é citada a Unicamp. “É uma excelente universidade que oportuniza vagas para população indígena, para cotistas, para medalhistas de olimpíadas escolares. Eles elaboram uma prova de redação que solicita a execução de um entre dois gêneros textuais e assim, conseguem selecionar a população que eles querem no campus”, assegura.

Ainda do livro Manual dos Vestibulandos Vencedores”, há um capítulo específico para a ação dos pais na vida de estudos dos alunos. “Eu até começo o capítulo com um trecho da música do cantor Djavan ‘pai e mãe, ouro de mina’... porque são mesmo. Os pais são de valor inestimável para que o aluno consiga a tão sonhada vaga na universidade porque não formam a base só na hora dos exames. Eles são a base para que o aluno possa chegar ao vestibular e conseguir bom desempenho”, completa.

Esta obra literária foi uma primeira experiência editorial que ele acredita foi muito assertivo e ajudou muitos estudantes. “O manual abriu portas para participar da Bienal do Livro de S.Paulo, de Belo Horizonte, da Feira do Livro de Ribeirão Preto, da Feira do Estudante CIEE e da Educar Educador”, enumera.

Ao finalizar Fábio Itasiki fala de suas perspectivas com os alunos. “Espero que eles consigam ser felizes através da comunicação, dos textos, que possam executar as mudanças necessárias para um mundo melhor, no qual a empatia, a tolerância e o amor possam prevalecer”, conclui. 

SERVIÇO:

Curso de Redação Vestibulandos Vencedores
Informações e inscrições: (16) 9.9101-2304
contato@vestibulandos vencedores.com.br

Site:
www.vestibulandosvencedores.com.br

Blog:
www.revide.com.br/blog/fabio-itasiki/

Linkedin:
www.linkedin.com/in/f%C3%A1bio-itasiki-37445555/