CONTAMINAÇÃO

Surto de covid atinge 24 idosos no Asilo São Vicente Paulo em Paraíso

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Saúde | 25-02-2022 06:45 | 1485
Vinte sete pessoas entre internos e funcionários do asilo estão em tratamento contra a covid-19
Vinte sete pessoas entre internos e funcionários do asilo estão em tratamento contra a covid-19 Foto: Arquivo

Um surto de covid-19, atingiu 24 internos e três funcionários no Asilo São Vicente Paulo, em São Sebastião do Paraíso. A informação foi confirmada na tarde desta quinta-feira, 24, pelo presidente da instituição Leonardo Borges. “Quero tranquilizar a todos familiares e a população em geral, os idosos que foram contaminados passam bem, estão assintomáticos e foram isolados dos demais”, anunciou.

Leonardo destacou que a instituição precisa do apoio da comunidade para doações de leite, fraldas geriátricas e legumes. “A sociedade paraisense sempre tem nos apoiado e contamos com a ajuda de todos neste momento”, acrescentou.

O Asilo São Vicente de Paulo abriga 67 asilados. Se somado com os funcionários são cerca de 105 pessoas que atuam na instituição. Os 24 idosos contaminados com coronavírus foram diagnosticados com a doença após a realização de exames. Também três funcionários que testaram positivo, foram afastados para tratamento.

O caso foi comunicado a Vigilância Epidemiológica do município que está acompanhando toda a situação. “Foi feito o isolamento das pessoas em alas separadas e as visitas estão suspensas, conforme pede o protocolo”, comenta o presidente Leonardo Borges.

Ele tranquiliza a comunidade dizendo que a situação está sobre controle e que não há motivo para alarde. “Tomamos todas as providências, as pessoas que foram diagnosticadas com a covid-19 estão sendo tratadas, todas estão bem e assintomáticas”. Leonardo tranquiliza familiares afirmando que não houve necessidade de nenhuma internação. “Há o acompanhamento médico feito por nossa equipe multidisciplinar, logo eles serão liberados”, acrescenta. Duas equipes médicas foram contratadas para acompanhar os pacientes.

         Leonardo Borges fez questão de frisar que todos os asilados foram vacinados inclusive com a dose de reforço. “Nós acreditamos que a vacina salva, e foi o que nos ajudou a todos a não termos uma situação mais grave”, comenta. Ele disse que desde o surgimento da onda mais agressiva da covid, com os casos da variante Omicron, o Asilo São Vicente Paulo já havia restringido as visitas apenas para pessoas mais próximas e que agora esta atividade está suspensa. A expectativa é de que todos sejam liberados em 4 de março, após a realização de novos testes

DOAÇÕES
Ainda conforme o presidente, este é um momento importante para que a comunidade possa se solidarizar com a instituição. “Sabemos que o começo do ano é um período apertado para todos e muito difícil para nós que necessitamos de doações e contamos com a ajuda da população”, afirma. Ele ressalta que os paraisenses sempre colaboraram com o asilo e que espera pela ajuda em mais esta oportunidade.

“Nós estamos necessitando de doações de leite de caixinha, fraldas geriátricas GG e de legumes”, enumera o presidente. Disse que conta com a sensibilidade das pessoas, do comércio, dos empresários e produtores rurais.

“Todas as pessoas que quiserem e puderem contribuir, a ajuda será bem-vinda. Se cada um doar um pouquinho não faltará nada para ninguém e ficaremos bem servidos e agradecidos”, destaca. Outras informações sobre doações e contribuições podem ser obtidas através do telefone da instituição 3531-2718, em horário comercial.