35 ANOS

Cesec comemora 35 anos de funcionamento em Paraíso

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Educação | 26-02-2022 07:06 | 1774
Integrantes do Cesec Alda Polastre celebram aniversário da instituição
Integrantes do Cesec Alda Polastre celebram aniversário da instituição Foto: Reprodução

O CESEC (Centro Estadual de Educação Continuada) Alda Polastre completará nesta segunda-feira, 28 de fevereiro, 35 anos de fundação em São Sebastião do Paraíso. A data festiva está sendo comemorada pelos membros da escola com atividades envolvendo integrantes da diretoria, professores, estudantes, funcionários e também por alunos e outras pessoas que passaram pela instituição.

De acordo com a diretora, Elen Daiani Gonçalves, este é um momento muito especial, comemorado com muita alegria por ser um local onde a vida de muitas pessoas estão sendo transformadas pela educação e a busca do aprendizado.

O centro educacional iniciou suas atividades no município em 28 de fevereiro, de 1987. A instituição trabalhou arduamente ao longo deste período para a educação de jovens e adultos, preparando-os para o exercício da cidadania, descreve a diretora.

De acordo com Elen Daiani, a escola desenvolveu talentos e produziu conhecimento. “Aqui trabalhamos arduamente para otimizar o tempo e na busca da obtenção do certificado com as opções da Banca Permanente de Avaliações, que certifica os inscritos de forma semelhante ao ENCCEJA e do curso semipresencial que auxilia os discentes a concluírem seus estudos de forma eficaz, sem nenhuma perda na qualidade do processo ensino aprendizagem.

A instituição conta com profissionais qualificados, material didático atualizado, gratuito e atendimento individualizado. Além disso, te horário flexível para atender alunos trabalhadores de diversos ramos do mercado local. Ainda conforme a diretora Elen Daiani Gonçalves, este momento é de suma importância para valorizar todos que de alguma forma contribuíram e ainda contribuem para o crescimento da instituição. “Mesmo sem prédio próprio, a escola é exemplo de que um trabalho sério e comprometido pode render bons frutos”, comenta.

Ela ressalta que a escola cresceu e se transformou durante este tempo. De uma simples e pequena escola em 87, hoje temos mais de 700 alunos e a contribuição de 33 profissionais distribuídos em equipe gestora, professores, PEub, ATBs e ASBs”, destaca a diretora.

Elen completa ao afirmar que inúmeras foram as trajetórias transformadas pelo trabalho desenvolvido pela instituição. “São histórias de vitória e superação de alunos que, mesmo após longas jornadas de trabalho, se empenham na conclusão dos estudos e na busca pelo crescimento profissional e pessoal”.

Nos 35 anos da instituição também se celebra a história de inúmeros profissionais que usam da empatia e de ética para atender as diversas demandas de cada um que os procura. “Assim, a marca simbólica dos 35 anos de funcionamento deve ser celebrada como um marco na educação paraisense, cada vez mais empenhada no crescimento e no desenvolvimento de nossa sociedade”, conclui a diretora.

O CESEC (Centro Estadual de Educação Continuada) Alda Polastre recebe as matrículas dos alunos durante todo o ano. As atividades educacionais podem ser iniciadas a qualquer momento a partir da inscrição do aluno.

Quarta-feira, 23, foi realizada dentro das festividades comemorativas dos 35 anos uma retrospectiva das principais ações desenvolvidas desde a criação da escola. Foram convidados representantes de cada categoria que passou pela escola que foram destacados em suas ações. Também foi realizada homenagem as servidoras Eliana Aparecida Vieira e Miriam Cristina de Brito pelo exemplo e dedicação à causa da escola.  (por Assessoria de Imprensa ACISSP/CDL)

 A primeira diretora, quando ainda tinha o nome de UES (Unidade de Estudos Supletivos), foi a professora Cleure Sillos. Depois dela, o professor Sérgio Cabral de Almeida, sucedido pela professora Marilda Felix. Em sua gestão houve a mudança no nome para CESEC. Em nova eleição o professor Sérgio reassumiu a diretoria. A professora  Elen Daiani Gonçalves, é a atual diretora.

PROFESSORA ALDA POLASTRE
A denominação de CESEC (Centro Estadual de Educação Continuada) Alda Polastre, é em homenagem a professora que se notabilizou como educadora de algumas gerações de paraisenses. Filha de Paulo Polastre e Augusta A. Polastre, Dona Alda nasceu no dia 2 de abril de 1904 em São Sebastião do Paraíso. Aos sete anos iniciou seu estudo primário em escola pública mista, sob direção da professora Dona Maria Arantes, até o terceiro ano. O quarto ano foi concluído no então criado Grupo Escolar Campos do Amaral.

Incentivada por sua mestra, Dona Luiza Aurora da Silveira, professora no Colégio Paraisense, frequentou aquela instituição, tendo que interromper seus estudos por motivos particulares. Continuou, mais tarde, em Araraquara, no Colégio Progresso, onde concluiu no ano de 1925.

De volta a terra natal, iniciou sua carreira no magistério em 1926. Até 1928 regeu a Escola Paroquial São José, fundada por Monsenhor José Felipe da Silveira. De 1928 a 1931 lecionou na Escola São Vicente de Paulo, dirigida pela educadora Dona Luiza Aurora Silveira. Nesta mesma época trabalhou na firma comercial, Naves e Cia. como chefe de escritório.

Em 1932 fundou o externato Santo Antônio, com apenas 13 alunos. Funcionava nas dependências da Sociedade Beneficente Recreativa Operária (Liga). Neste ano colaborou com Mahita e Jandira Faria na fundação da primeira escola Remington de Paraíso. Comemorando a formatura de 19 datilógrafas, no dia 17 de dezembro de 1932, foi a oradora da turma.

Por motivo de saúde, após 31 anos de trabalho árduo em prol da Educação da infância paraisense, com a média de 140 a 150 alunos, viu-se obrigada a abandonar definitivamente seu trabalho.

Dona Alda Polastre faleceu a 26 de março de 1996, aos 92 anos.

(Com informações transcritas de matéria produzida por Dorothea Pereira Machado, publicada em 1986 pelo Jornal do Sudoeste)

Professora Alda Polastre