POLO UAB

Prefeitura e CEAD/UFLA fecham parceria para mais cinco cursos no Polo UAB de São Sebastião do Paraíso

Por: Redação | Categoria: Educação | 27-02-2022 08:21 | 2194
Em parceria com o Governo Federal por meio do Sistema UAB-UFLA, a Prefeitura  de São Sebastião do Paraíso disponibilizará mais cinco cursos de graduação e pós-graduação gratuitos para a comunidade.
Em parceria com o Governo Federal por meio do Sistema UAB-UFLA, a Prefeitura de São Sebastião do Paraíso disponibilizará mais cinco cursos de graduação e pós-graduação gratuitos para a comunidade. Foto: Reprodução

A Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Educação Profissional, Ensino Superior e Trabalho (Sectepes), através do Polo UAB - Ministro Darcy Ribeiro, tem mostrando eficiência e conhecimento técnico necessário para alavancar o ensino de formação técnica e especializada em nosso município, sendo a responsável por toda negociação e estruturação para a oferta de mais cinco novos cursos que certamente beneficiará alunos de toda a região.

A boa notícia foi confirmada na ultima semana por meio do professor Cleber Carvalho de Castro, coordenador institucional da UAB/UFLA que salientou a parceria. “Como a UFLA já conta com seu campus no município, temos o máximo interesse em estreitar as relações com a cidade e aprimorar ainda mais nosso trabalho”, disse.

O Sistema UAB (sigla da Universidade Aberta do Brasil) é um programa do governo federal criado em 2006 com o intuito de gerar o desenvolvimento da modalidade de educação à distância e expandir a oferta de cursos e programas de educação superior em todo país.

Assim, o Sistema UAB propicia a articulação, a interação e a efetivação de iniciativas que estimulam a parceria dos três níveis governamentais (federal, estadual e municipal) com as instituições públicas de ensino superior.

A meta prioritária do Sistema UAB é contribuir para a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação, por isso, as ofertas de vagas são prioritariamente voltadas para a formação inicial de professores da educação básica, no entanto, outras áreas também são contempladas.

A coordenadora do Polo UAB Paula Aparecoda Santos Duarte, afirma que a nova parceria é de fundamental importância para o desenvolvimento de São Sebastião do Paraíso. “A nossa parceria com a UFLA tem sido muito produtiva, já estamos ofertando duas pós-graduações e agora iremos avançar ainda mais na qualificação profissional e na geração de empregos, concluímos que existem condições técnicas e operacionais para recebermos esses cinco novos cursos porque o Polo já tem um trabalho sólido e bem estreito com a sociedade, além de ser uma proposta do prefeito Marcelo de Morais, que é o crescimento e a expansão da educação no município”, afirma. 

Os editais para o processo seletivo dos cursos e os prazos de inscrições e realização das provas devem ser divulgados no segundo semestre. Serão ofertadas cerca de 140 vagas no total. Os aguardados cursos são: Licenciatura em Pedagogia, Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa, Bacharelado em Administração Pública, Especialização em Uso Educacional da Internet e Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura.

“Nosso trabalho busca ampliar a oferta de diversos cursos e programas de educação desde o nível básico à pós-graduação por meio presencial e a distância. A prioridade é oferecer formação de qualidade para o crescimento pessoal das pessoas e a ampliação de mão de obra qualificada para o efetivo exercício profissional não só de nosso município, mas também de toda a região.

Nos próximos dias, estaremos iniciando os cursos de agente de recepção e hospedagem, assistente administrativo, assistente de contabilidade, assistente de recursos humanos, assistente de secretaria escolar e recepcionista em serviços de saúde, assim que divulgamos estes cursos as vagas foram preenchidas rapidamente. Estamos trabalhando a todo vapor para em breve anunciarmos mais novidades”, concluiu Duarte. 

A UAB está em São Sebastião do Paraíso desde o ano de 2015 e a Sectepes está localizada na Praça da Saudade 105. Para maiores informações a secretaria atende pelo o numero 3531-1573.  

Por Wanderson C. Carmo
Jornalista  MTB/JP 8463