DELEGADOS

Paraíso elege nove delegados para a Conferência Estadual de Educação

Por: Redação | Categoria: Educação | 28-02-2022 10:10 | 1268
Foto: SECTEPES

A educação é um dos pilares para o desenvolvimento de uma sociedade organizada e produtiva, nesse contexto, São Sebastião do Paraíso sediou de forma remota, no último dia 19 a Conferência Territorial de Educação do Sul e Sudoeste de Minas Gerais.

“As Conferências de educação são espaços importantes para o debate na busca da efetivação do direito à educação de qualidade social para todos os estudantes”, destacou Cícero Barbosa, presidente do Conselho Municipal de Educação e coordenador geral do evento que contou com a participação de 200 inscritos de uma totalidade de 102 municípios pertencentes à regional sul e sudoeste do estado.   

A Conferência Estadual de Educação é realizada por meio do Fórum Estadual Permanente de Educação, sendo pilar para a realização da Conferência Estadual de Educação de Minas Gerais que acontecerá a nível estadual entre os dias 31 de março a 03 de abril deste ano.

O encontro regional em São Sebastião do Paraíso contou com a presença de cerca de quarenta participantes de forma presencial dando suporte no acolhimento e organização dos temas debatidos remotamente em diversas linhas importantes da educação. “A Conferência Territorial de Educação é a oportunidade de proporcionar um espaço democrático de construção para novos caminhos necessários para a educação, sendo muito importantes para os aspectos culturais, políticos e econômicos”, relatou Lucas Cândido, secretário municipal de Educação de São Sebastião do Paraíso.  

O evento foi abrilhantado respectivamente pelos professores universitários Gismar Monteiro Castro Rodrigues (Faculdades Libertas) e Sebastião de Souza Leme (UNESP - Araraquara), tendo como abordagem os seguintes temas: a importância da gestão da educação no contexto da territorialidade e a formação dos professores e suas relações com o desenvolvimento da educação.

“Mobilizar a sociedade de Minas Gerais para intensificar o monitoramento e avaliação do cumprimento do Plano Estadual de Educação, suas metas e estratégias, propondo melhorias à política nacional e estadual, bem como responsabilidades, corresponsabilidades, atribuições entre os entes federativos, de forma a garantir condições de oferta de uma educação com qualidade social, democrática, gratuita, inclusiva, laica, popular, pública, presencial com segurança para todas as pessoas como direito. Todos estes parâmetros vão ao encontro as diretrizes do prefeito Marcelo de Morais que tem a educação como uma de suas prioridades”, explicou Barbosa ao ser questionado sobre a efetiva importância do evento.

A etapa regional contou com a eleição de nove delegados somente de São Sebastião do Paraíso, além de outros vinte e dois de toda região abrangida pelo evento, sendo eles: Alessandra Geremias Fernandes (Estudante educação superior), Angelita Maria de Oliveira (Trabalhadora da educação básica), Cícero Barbosa da Silva (Gestores municipais da educação profissional), Cícero Rodarte Mião (trabalhador educação privada superior), Cristiane Aparecida Silva (Movimentos sociais - SindEduc), Elaine da Silva (Movimentos sociais), Neida Aparecida Terloni (Movimentos sociais - Sind Educ), Paula Aparecida Santos Duarte (Trabalhadora da educação profissional) e Wanderson Cleiton do Carmo (Movimentos sociais - SindEduc). Os novos delegados, a partir de agora, compõem a representatividade a nível regional e darão continuidade aos trabalhos nas próximas etapas da conferência que seguem a nível estadual e nacional.

A realização do evento foi a cargo do Conselho Municipal de Educação e contou com o apoio da Prefeitura através da Secretaria Municipal de Educação Profissional e de Ensino e da Secretaria Municipal de Educação, além da Superintendência Regional de Ensino e da Libertas Faculdades Integradas.        

Por Wanderson C. Carmo
Jornalista  MTB/JP 8463