8 DE MARÇO

Dia Internacional da Mulher, lutas, conquistas e vitórias

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Entretenimento | 05-03-2022 21:24 | 490
Foto: Arquivo

A manifestação foi reprimida com muita violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica que trabalhavam, e a fábrica foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram queimadas, num ato totalmente desumano. E isso aconteceu nos Estados Unidos da América (EUA), o país que se arroga como o mais democrático do mundo. Porém, só no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram carbonizadas na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas). 

Ao ser criada esta data, celebrada em 8 de março de cada ano, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual, moderna. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, as mulheres ainda sofrem, em muitos locais, com salários muito baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho que não lhe dá gosto e desvantagens na carreira profissional.

Muito já foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história. Por tanto o dia Internacional da Mulher é muito mais que apenas comemorações e um dia para mandar rosas ou presentes para as mulheres. É um dia marcado pelo sofrimento das mulheres trabalhadoras que decidiram ir à luta para melhorar suas condições de trabalho e exigir melhores salários.

Apesar de já estarmos no século XXI, muitas mulheres enfrentam dificuldades em ter direitos básicos garantidos ao redor do mundo. Desde casos mais extremos, como países que imputam uma série de proibições às mulheres, inclusive do direito de ir e vir, até países mais liberais, como o Brasil, onde o machismo estrutural ainda dita muitas das regras vividas no dia a dia. Por isso a data é tão importante, pois ela faz com que o mundo pare por um dia para ouvir o que as mulheres têm a dizer e, a cada pequena intervenção, as mudanças necessárias vão sendo implementadas na sociedade.

Antes do feminismo, as mulheres eram submissas aos seus maridos e não tinham vários dos direitos hoje existentes. Um exemplo disso é que até a Constituição Federal de 1988, as mulheres não tinham a igualdade de direitos assegurada por lei. Nas primeiras décadas daquele século, elas precisavam de autorização do marido, registrada em cartório, para trabalhar. Hoje, a mulher tem seu papel muito mais forte e presente na sociedade. São as principais fontes de sustentação de seus lares, são mais valorizadas por seus talentos e habilidades e sofrem menos preconceitos a cada dia.

No início do século XX, a luta das mulheres era por direitos que hoje são básicos, como uma jornada de trabalho justa, direito a escolher seus representantes na política e de se elegerem para representar outras mulheres. Hoje, essas batalhas já foram vencidas, mas outras ainda precisam ser guerreadas.

Apesar dos preconceitos ainda existentes, as mulheres modernas atravessam um momento no qual estão tomando conta, cada vez mais, das finanças pessoais e das famílias. Se antes os homens é quem controlavam os gastos, hoje, a situação é completamente diferente. Além disso, já há algum tempo, as mulheres também conquistam cargos de destaque no mercado de trabalho, muito embora, infelizmente, grande parte ainda ganha menos do que os homens.

O que ocorre é que o sexo feminino está na linha de frente da cadeia comercial. Um exemplo: quando as famílias necessitam comprar algum produto doméstico, geralmente, quem vai atrás dessa ação são as mulheres, a mesma coisa em relação aos alimentos, roupas e medicamentos. Entretanto, é fundamental que, com todas essas obrigações, a mulher não perca o direito de ter os seus próprios sonhos.

Se você pensa que o Dia Internacional da Mulher é aquele dia do ano reservado para dar flores e chocolates para agradar as mulheres da sua vida, está muito enganado. Existem sim algumas ações legais para fazer nessa data. Mas o dia 8 de março é, principalmente, um dia de muita luta e também um dia de lembrar e celebrar todas as vitórias conquistadas.

Por isso, nesta data como em todas as outras, a reflexão a respeito de toda a desigualdade e a violência que as mulheres sofrem no Brasil e no mundo é essencial. A data é também uma oportunidade de reforçar a importância da igualdade entre homens e mulheres e uma ocasião para discutir a discriminação e a violência, física e psicológica, que atingem milhares de mulheres ao redor do mundo.

Parabéns mulher pelo seu dia. Pelas suas lutas, batalhas, vitórias e conquistas de todos os dias.