PAS 2020

UFLA divulga resultado da 3ª etapa

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Educação | 07-03-2022 17:41 | 941
Nova seletiva deve ampliar quantidade de alunos aprovados para o Campus da UFLA em Paraíso
Nova seletiva deve ampliar quantidade de alunos aprovados para o Campus da UFLA em Paraíso Foto: Divulgação

A Universidade Federal de Lavras (UFLA), em Minas Gerais, divulgou nesta segunda-feira, 7 de março, o resultado do Programa de Avaliação Seriada (PAS) 2020 3ª etapa. Agora, os aprovados deverão realizar as matrículas virtuais de 08 a 11 de março, de acordo com as orientações deste edital de matrículas. A previsão é que outras chamadas sejam feitas em 1º de abril e nos dias 2 e 23 de maio, com base nos nomes da lista de espera.

A 3ª etapa foi destinada aos candidatos que fizeram as provas da 2ª fase em setembro de 2021. Os candidatos foram avaliados pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. Por isso, não houve prova para a 3ª etapa. Foram oferecidas pela UFLA 532 vagas no PAS. Desse total, 266 destinaram-se a estudantes que fizeram todo o Ensino Médio em escolas públicas. A seleção reserva percentuais para pretos, pardos e indígenas; candidatos de baixa renda e pessoas com deficiência.

A UFLA divulgou novidades para o PAS, entre elas a que as duas primeiras etapas serão formadas por avaliações em apenas um dia, diferente de como era anteriormente, com divisão de conteúdos similar ao Enem: Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática. Não haverá redação para tais candidatos. O ingresso do PAS será para os dois semestres letivos, as provas serão realizadas somente em Lavras e São Sebastião do Paraíso e haverá o aumento de 20% para 35% das vagas da UFLA destinadas ao processo seletivo seriado.

Com o início das atividades no câmpus de São Sebastião do Paraíso em 2022, o PAS contemplará também os cursos de graduação oferecidos no município. As provas, que antes eram realizadas em várias cidades do estado de Minas Gerais, a partir de agora serão aplicadas exclusivamente em Lavras e São Sebastião do Paraíso. Associado a ampliação do percentual de vagas disponibilizadas, o ingresso dos estudantes pelo PAS, que ocorria apenas no primeiro semestre letivo, passará a ocorrer também no segundo semestre.

No que diz respeito à aplicação, há ainda outras mudanças: as provas da 1ª e da 2ª etapa serão realizadas em diferentes finais de semana e aplicadas em um único dia (domingo), em vez de dois dias, como anteriormente. A duração será de 4h30. A redação não fará mais parte da 1ª e da 2ª etapa; será considerada apenas a que é realizada juntamente com o Enem, cujo resultado é apropriado pelo PAS, como 3ª etapa.  Além disso, o número total de questões objetivas foi reduzido de 80 para 60, o que irá gerar menos desgaste e manterá a acuidade dos candidatos. Outro avanço obtido com o novo formato é que tanto o processo de aplicação quanto a divulgação dos resultados serão muito mais ágeis.

Para gerar mais compatibilidade com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), as questões passam a ser divididas nas quatro áreas do conhecimento do exame nacional: Ciências da Natureza e suas tecnologias; Matemática e suas tecnologias; Ciências Humanas e suas tecnologias; Linguagens, códigos e suas tecnologias.

Nos estudos realizados pela Prograd em 2018 e 2019, foi observado que os estudantes que ingressam pelo PAS têm menos tendência à evasão e tendem a fazer escolhas de cursos de forma mais consciente.  Além disso, a identidade com a região cria melhores condições, auxiliando na permanência. O PAS foi instituído em 1999, como modalidade alternativa de seleção nos cursos de graduação da UFLA por meio de uma avaliação do rendimento escolar realizada em três anos consecutivos, por alunos matriculados no ensino médio ou que o tenham concluído, a qualquer tempo e segundo quaisquer formas admitidas em lei.