MODELO EDUCAÇÃO

Vereadores de Guaxupé conhecem modelo de gestão implantado em 2022 em Paraíso

Por: Redação | Categoria: Educação | 08-03-2022 16:07 | 1681
Foto: Bryan Felipe

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, por meio da Secretaria Municipal de Educação, recebeu na manhã desta terça-feira, 8, visita de membros da Comissão de Educação da Câmara Municipal de Guaxupé, que vieram conhecer o modelo de gestão que foi aplicado em 2022 em Paraíso, sobretudo nos Centros de Educação Infantil Municipal.

Os vereadores foram recepcionados pelo prefeito Marcelo Morais, o vice-prefeito Daniel Tales, a presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal de Paraíso, Cidinha Cerize, o secretário municipal de Educação, Lucas Cândido, vereador Luiz Benedito de Paula e a assessora pedagógica da Educação Infantil Raphaela Duarte Resende.

Durante a reunião, prefeito e secretário de Educação destacaram os avanços que o Município alcançou na área educacional, tanto para a valorização dos profissionais da Educação quanto da ampliação da Rede e melhorias que estão sendo realizada nos prédios escolares. Além disto, prefeito ressaltou o trabalho que tem sido feito para manter as escolas autossuficientes, como a destinação de recursos para os Caixas Escolares.

Marcelo Morais destaca ser muito positiva a visita de prefeitos, secretários e vereadores da região para conhecer o modelo de gestão que tem sido aplicado em São Sebastião do Paraíso. “É importante ver que estamos sendo modelo para a região, que estamos com uma boa estrutura, que o dinheiro está chegando à escola, que estamos valorizando os profissionais e aqueles que dependem do serviço público”, destaca.

Segundo Morais, isto é só o começo. “Queremos multiplicar esses investimentos porque acreditamos que, assim, os resultados serão muito mais rápidos, principalmente no que diz respeito à estrutura e também condição a todos que estão envolvidos nessa frente de trabalho da Educação”, acrescenta.

A presidente da Comissão de Educação de Guaxupé, Maria José Cyrino, comenta que sentiu no Município de Paraíso, ao ter contato com o modelo de gestão aplicados nos CMEIs, uma vontade de reconstrução do processo educacional de forma empática e com respeito à população. “Estamos vendo que o serviço público está chegando na ponta, que são os munícipes, de forma que vai atender às necessidades deles, e não apenas fantasiar. O serviço público está chegando a quem necessita e da forma que deve chegar”, diz.

MODELO DE EDUCAÇÃO
O secretário de Educação, Lucas Cândido, explica que durante 2021 a Secretaria fez o levantamento e a sondagem com as famílias para poder acolher as crianças e atender à necessidade desses pais, ampliando o horário de atendimento das creches das 6h30 até as 18h30.

“Isto é para poder atender de forma mais eficaz aos pais que trabalham. A partir desses estudos sentamos com todas as diretoras, e ouvimos quais eram as necessidades e o que era preciso para poder atender a esta demanda. Vimos que era algo possível de se fazer, principalmente se tratando de uma demanda antiga da população”, explica.

“A partir de fevereiro deste ano, passamos a atender em horário estendido das 6h30 às 18h. Então, é uma experiência. Nós estamos há um fazendo este atendimento e, felizmente, está dando tudo certo. É uma experiência que está funcionando”, finaliza.
(Secom Pref. SSP)