PANDEMIA

Governo de Minas Gerais desobriga uso de máscara em local aberto

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Saúde | 10-03-2022 16:12 | 1355
Uso de máscara passa a ser espontâneo em locais abertos em Minas Gerais a partir do sábado,12 de março
Uso de máscara passa a ser espontâneo em locais abertos em Minas Gerais a partir do sábado,12 de março Foto: Divulgação

O Governo de Minas Gerais, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES/MG) anunciou que a partir do próximo sábado,12, o uso de máscara em locais abertos não será mais obrigatório em Minas Gerais. O secretário Fábio Bacheretti disse que a recomendação é do Estado, mas que cada Município tem autonomia para decidir sobre o assunto. Também na quinta-feira,10, ele informou sobre o fim do plano Minas Consciente que foi criado para definir os protocolos e as restrições para o funcionamento das atividades econômicas, classificadas por ondas e cores nos municípios.

A medida que desobriga o uso de máscara em locais aberto em Minas Gerais foi anunciada por Fábio Bacheretti durante entrevista coletiva de imprensa no fim da manhã de quinta-feira,10.  Segundo o secretário a decisão foi tomada em função da melhora dos indicadores da pandemia no estado.  A letalidade da covid-19 está em 1,8 que é considerado abaixo da média nacional que está em cerca de dois.

Conforme Bacheretti, entretanto, a decisão do uso ou não da máscara ficará a critério de cada município. Ou seja, municípios que quiserem manter o uso obrigatório podem continuar a fazê-lo. Também foi citado que a utilização da máscara em locais fechados deve obedecer a meta de vacinação. "Quando os municípios atingirem, além de 80% da aplicação das duas doses, chegarmos a 70% do reforço, a desobrigação em ambientes fechados será recomendada", afirmou.

O secretário disse ainda que a desobrigação do uso de máscaras em locais fechados será autorizada quando a vacinação atingir ao menos 80% da população com 5 anos ou mais estiver com duas doses. Em relação a dose de reforço deve-se atingir pelo menos 70% da população com 18 anos ou mais. Segundo o Governo, Minas possui 81% da população com 5 anos ou mais vacinada com duas aplicações, enquanto que o reforço possui cobertura de 44% das pessoas com idade a partir de 18 anos.

MINAS CONSCIENTE
Também no próximo sábado,12, acabará o programa Minas Consciente, criado pelo Governo de Minas para definir os protocolos e as restrições para o funcionamento das atividades econômicas nos municípios. Mesmo com o fim das "ondas" de classificação dos níveis de contaminação o Estado vai monitorar a pandemia. A onda verde vinha sendo mantida nos últimos meses mesmo com o crescimento de casos surgidos ocasionados pela variante Ômicron.

Para isso serão observados indicadores como a variação da incidência entre a semana atual e as duas anteriores (21 dias), o número de pacientes com covid-19 internados em UTI, proporcional aos pacientes nas CTI"s do Estado. Também serão consideradas as proporções de pacientes internados e o total de casos confirmados, além da fila de pacientes a espera de leitos.

Na semana passada o prefeito de São Sebastião do Paraíso Marcelo Morais disse ao Jornal do Sudoeste que aguardaria a decisão do comitê estadual para tomar a decisão local. Ele disse que sua intenção é seguir a mesma diretriz. Desta forma, a expectativa é de que até no próximo sábado,12, também no município editado novo decreto tratando do assunto no âmbito municipal em consonância com a decisão estadual.