AGRONEGÓCIOS

Atuação da mulher no cooperativismo é abordada pelo Sicredi em eventos

Por: Redação | Categoria: Entretenimento | 13-03-2022 08:45 | 1687
Equipe do Sicredi no evento alusivo ao Dia da Mulher realizado pela Afame
Equipe do Sicredi no evento alusivo ao Dia da Mulher realizado pela Afame Foto: Divulgação

Como parte das ações realizadas em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, no último final de semana a Sicredi das Culturas RS/MG participou de evento promovido pela Associação de Famílias de Produtores Rurais da Comunidade Nossa Senhora das Mercês (Afame). O evento contou ainda com o apoio da Unimed, Nova América Café, Olam Coffee e do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável.

“Para além da apresentação das nossas soluções financeiras que agregam renda e qualidade de vida para as trabalhadoras rurais, neste evento buscamos falar sobre o papel e a força da mulher no cooperativismo, levando o depoimento de uma associada da nossa agência de São Sebastião do Paraíso, que retrata na prática o quando o ‘fazer juntos’ e a ajuda mútua pode fazer a diferença na comunidade”, destaca a gerente do Sicredi no município, Patrícia Prante Machado.

Na oportunidade, a associada Keli Cristina Martins de Souza relatou sua história e relacionamento com o Sicredi. A partir do financiamento de um trator na cooperativa, Keli conseguiu manter a produção em sua lavoura de pimentas, principal fonte de renda. Atualmente, além de agregar renda à sua família, Keli contratou seu primeiro ajudante, gerando emprego e consequentemente gerando renda para uma segunda família, dando continuidade ao ciclo virtuoso de ajuda mútua do cooperativismo. Além disso, está distribuindo sementes e ensinando o cultivo de pimentas a famílias rurais, com o objetivo de somar produtores para que possam negociar pimentas a compradores em quantidades bem maiores das que já produzem.

“Para quem trabalha na produção rural, equipamentos e maquinários podem ter significados diferentes. Neste caso, um equipamento teve uma grande relevância, pois significou a continuidade da produção da família, que estava prestes a desistir do trabalho rural.

Hoje, essa família está ampliando sua produção e gerando emprego e renda. Esta é a essência do cooperativismo que buscamos disseminar”, completa a gerente do Sicredi. A história da associada também foi apresentada na terça-feira, dia 8, em evento realizado pela cooperativa com a participação de associados para apresentação de resultados e ações.
Raíza Goi Borba

Associada Keli também relatou sua relação com o cooperativismo e com o Sicredi em evento na terça-feira, dia 8