AGRONEGÓCIOS

ACISSP oferece serviços e produtos específicos para o Produtor Rural

Atuação da associação no setor agropecuário está se ampliando de forma a oferecer mais apoio ao produtor rural
Por: Redação | Categoria: Agricultura | 14-03-2022 10:08 | 1696
Foto: Arquivo

A ACISSP (Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de São Sebastião do Paraíso), com a sua nova diretoria, está desenvolvendo ações, produtos e formas de promover o apoio ao produtor rural do município para que o setor, importante gerador de emprego e renda da cidade, tenha possibilidade de crescimento e desenvolvimento.

Seguindo orientação dos diretores de Agronegócio, Gilson A. Souza, e Aliomar Fernandes, a Câmara Setorial do Café passa por revitalização, definindo novas estratégias de atuação e buscando parcerias para fortalecer toda a cadeia produtiva e comercial do setor, aumentando a prestação de serviços da ACISSP para o cafeicultor.

Neste sentido a ACISSP está viabilizando a implantação do Laboratório de Classificação de Café com o objetivo de receber amostras da safra de nossos associados e classificá-las para futura comercialização. O local para abrigar o novo departamento já passa por adequações e em breve estará pronto, equipado e com capacidade operacional para prestar esse serviço. Além disso análises de solo e foliar poderão ser feitas também através de um novo convênio a ser firmado pela associação e, neste caso, abrange a todas as culturas agrícolas que fazem uso desse instrumento.

Atualmente a entidade conta com uma parceria para o fornecimento de equipamentos de monitoramento e vigilância de cargas, as chamadas iscas, que são inseridas no meio da produção a ser transportada e o produtor rural acompanha em tempo real, via GPS, o deslocamento e localização do veículo. Esse serviço pode ser utilizado, inclusive, por qualquer ramo de atividade que use fretes, próprios ou terceirizados.

Outro serviço que já é prestado pela ACISSP e que será ampliado é a utilização da Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem na resolução de conflitos no setor. Esse instrumento pode ser usado por meio da inclusão da “Cláusula Compromissória” em seus contratos, indicando a entidade sediada na associação para solução das demandas, caso surjam durante o prazo de validade do compromisso.

Produtores rurais associados podem ainda ter acesso aos planos de saúde e odontológicos, linhas de crédito do BDMG para capital de giro e energia fotovoltaica, desde que sejam empresas rurais com CNPJ próprios, além de  consultas ao SPC e Serasa.

Em parceria com a Prefeitura de Paraíso e empresas do setor, a ACISSP participa efetivamente do concurso de qualidade de café promovido na cidade por entender a importância do produto para a economia local e com o intuito de promover o desenvolvimento de produtos com cada vez mais qualidade, valorizando o produto local, agregando valor e promovendo o segmento.

Além dos serviços já mencionados, existe uma parceria de longo tempo e muito sucesso entre a ACISSP e o Senar Minas. Neste caso são realizados cursos de qualificação, formação e especialização profissional com o intuito de promover a melhoria da mão de obra do trabalhador e facilitar o manejo do produtor em sua propriedade. Com abertura para que funcionários e proprietários rurais possam passar pelas oficinas. Todos são gratuitos e acontecem na lavoura ou criação, com ensino teórico e muita prática.

“Estamos ampliando nossa atuação para todas as culturas existentes hoje em nosso município. Algumas ações já vinham sendo desenvolvidas e novas soluções e produtos estarão disponíveis para nossos associados. Por isso que é importante o produtor rural passar a integrar os quadros da ACISSP para ter acesso a todos esses benefícios”, anunciou o Diretor de Agronegócios da associação, Gilson de Souza.

“Para facilitar a exportação, a ACISSP já emite o Certificado de Origem de forma rápida e ágil, e é expedido em poucos minutos, isso ajuda muito. Mas estamos ampliando os serviços, inclusive com articulações e ações para realização de feiras segmentadas, implantação de um centro de formação e exposição de nossos produtos em pontos estratégicos da cidade. Estamos trabalhando para incrementar esse importante setor da economia paraisense”, destacou o diretor de Exportação, Aliomar Fernandes.

O produtor rural que tiver interesse em se associar, pode procurar pessoalmente a ACISSP, na Avenida Oliveira Resende, nº 1.350 ou entrar em contato para mais informações através do telefone (35) 3539-4400 ou ainda pelo WhatsApp (35) 98845-4743.

Diretor de Exportação, Aliomar Fernandes
Diretor de Agronegócio, Gilson A. Souza