HRCor

Prefeitura não aceita retirada de recursos e Câmara Técnica assegura viabilidade do HRCor

Por: Redação | Categoria: Saúde | 15-03-2022 15:41 | 1148
Retirada de recursos inviabilizaria atendimento do HRCor
Retirada de recursos inviabilizaria atendimento do HRCor Foto: João Oliveira

Na manhã desta terça-feira, 15, gestores dos municípios e secretários de Saúde da macrorregião, representantes da Superintendência Regional de Saúde de Passos e Comissão Intergestores Bipartite do Estado de Minas Gerais – CIB-SUS/MG, se reuniram para definir a realocação de recursos financeiros destinados ao tratamento cardiovascular. Conforme ficou acordado entre os municípios, 40% ficará destinado a São Sebastião do Paraíso e 60% para Passos. Ambos os municípios são credenciados para atuar na área de cirurgias cardiovasculares.

A decisão, conforme destaca a diretora de Saúde do Município, Adriana Rogeri, foi o melhor caminho para garantir a continuidade desses atendimentos do HRCor de Paraíso. “Existia um movimento para tentar tirar quase R$ 1 milhão de recursos da Cardiologia do Município de Paraíso, mas conseguimos reverter a situação, pelo menos parcialmente, garantindo, assim, a continuidades desses atendimentos, porque nossa intenção é continuar assistindo, não apenas os pacientes de Paraíso, mas de toda a região”, ressalta.

Desde o início dos debates, principalmente com a nova gestão da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, ficou claro a intenção de se retirar todo o recurso da cardiologia do prestador, o que com o tempo inviabilizaria o serviço de cardiologia na Microrregião de Saúde de Paraíso. Conforme destaca o coordenador comercial da Santa Casa de Misericórdia de São Sebastião do Paraíso, Guilherme Batista Machado, “o recurso é necessário para não inviabilizar os atendimentos do HRCor. A decisão fez com que, pelo menos, garantíssemos a continuidade dos atendimentos sem nenhum prejuízo aos pacientes”, avalia.

A reunião contou com a participação do prefeito Marcelo Morais, do vice Daniel Tales e da diretora de Saúde, Adriana Rogeri, que não aceitaram em hipótese alguma a retirada dos recursos da Microrregião. Em determinado momento da reunião o clima ficou tenso entre as partes, porém, com a proposta da Comissão Técnica de manter 40% do recurso no Município, esta foi acatada para a continuidade do Hospital Regional do Coração em São Sebastião do Paraíso.

Para o prefeito Marcelo Morais a reunião foi muito importante, principalmente diante da expectativa de perda total desses recursos. “A discussão ficou no nível técnico, e não político. Assim, embasados por uma decisão técnica, acatamos a proposta da CIB manter os atendimentos que são realizados no Município e não prejudicar as cirurgias cardíacas que aqui são realizadas. Para nós é um ganho, e não podemos perder um serviço que lutamos tanto para ter em São Sebastião do Paraíso”, finaliza.