ESPAÇO SAÚDE

Inositol tem sido muito divulgado ultimamente: E você sabe o que é?

Por: Redação | Categoria: Saúde | 23-03-2022 06:37 | 945
Dra Leticia de Oliveira Médica Nefrologista e  Clínica Médica Lucano Clínicas
Dra Leticia de Oliveira Médica Nefrologista e Clínica Médica Lucano Clínicas Foto: Arquivo

É a vitamina B8, faz parte do grupo de vitaminas do complexo B. Uma substância indispensável para o nosso organismo.

Além dos suplementos alimentares que podem ser comprados em farmácias ou drogarias, o inositol também pode ser encontrado em diversas frutas cítricas, vegetais verde-escuros, feijão, ervilhas, levedo de cerveja, nozes, gérmen de trigo ou nozes, por exemplo.

O nosso corpo o metaboliza a partir da glicose, e ele funciona em parte como uma molécula sinalizadora na regulação de insulina, transmissão nervosa, e na regulação de cálcio, serotonina e colesterol.

O inositol é importante para o funcionamento das células, metabolismo de gorduras, funcionamento da insulina e do sistema nervoso. É indicado para auxiliar em diversas funções do nosso corpo:

  • Mantém as células saudáveis (ação antioxidante),
  • Regular a quantidade de cálcio dentro das células;
  • Reduzir a glicose no sangue colaborando no tratamento de diabetes,
  • Reduzir os níveis de colesterol ruim no sangue;
  • Aumentar a queima de gorduras;
  • Auxiliar no tratamento da depressão, síndrome do pânico ou transtorno obsessivo compulsivo;

Melhorar a memória:

Fortalecer os cabelos.

Também auxilia no cuidado com síndrome dos ovários policísticos, e além disso ele pode ajudar emagrecer. E por que?

Por  influenciar no metabolismo de gorduras, aumentando sua queima, além de melhorar a ação da insulina no corpo, o que permite um melhor controle da quantidade de açúcar no sangue, ajudando na sensação de saciedade.

Ele pode auxiliar na perda de peso, especialmente nos casos de diabetes. No entanto, seu uso não substitui o tratamento seja com insulina ou antidiabéticos, além da necessidade de uma dieta equilibrada e a prática de exercícios físicos regular.

E como deve ser usado? Ele deve ser tomado seja em comprimidos junto com uma refeição, sendo que as doses normalmente recomendadas de inositol até 1 g por dia. E utilizamos ainda de maneira injetável, preferencialmente venoso, quando desejado, seja efeitos mais rápidos, seja níveis dessa substância no sangue muito baixos, seja alterações em nosso organismo que limitem a absorção desse nutriente (bariátricos, portadores de doenças inflamatórias intestinais, submetidos a cirurgias de intestino).

Esse suplemento nutricional deve sempre ser utilizado com a orientação do médico ou do nutricionista, com doses individualizadas e pelo tempo de tratamento estabelecido por esses profissionais.

É considerado seguro para adultos quando tomado nas doses e pelo tempo de tratamento orientado pelo médico ou nutricionista. Embora raros, podem surgir efeitos colaterais como náusea, dor de estômago, cansaço, dor de cabeça ou tontura.

Não deve ser utilizado por crianças, ou durante a gravidez ou amamentação, só deve ser feito com orientação médica.

Conhece alguém que pode ter benefícios usando essa suplementação? Procure seu médico de confiança e veja se essa pode ser uma boa opção de suplemento também para você. Se cuidem.

Dra Leticia de Oliveira - Nefrologia e Clínica Médica
Atendimentos presenciais, telemedicina, visitas domiciliares e MAPA 24 h.

Redes sociais:
@draleticianefro (Instagram)
Dra Leticia de Oliveira
Nefrologia e Clínica Médica (Facebook)

Lucano Clínicas
Rua Tenente José  Joaquim, 555 - Centro - São Sebastião do Paraíso - Minas Gerais
Telefones: (35) 35312607, 3531-4723, 99962-8084