ESPAÇO SAÚDE

Já ouviu falar em um exame chamado hemoglobina glicosilada?

Por: Redação | Categoria: Saúde | 09-03-2022 09:42 | 347
Dra Leticia de Oliveira Médica Nefrologista e  Clínica Médica Lucano Clínicas
Dra Leticia de Oliveira Médica Nefrologista e Clínica Médica Lucano Clínicas Foto: Arquivo

Se trata da dosagem de uma proteína do sangue que permanece  ligada à glicose (açúcar) no nosso organismo. Através desse exame conseguimos medir o índice glicêmico (quantidade de açúcar) dos três meses que antecedem a data do exame. E assim nos permite avaliar os níveis de açúcar do organismo por esse período de tempo.

Não apenas no momento do exame ou período de 12 horas de jejum para realização de exames, ele contempla os  90 dias antecedentes ao exame.

Este exame é capaz de fazer diagnóstico de diabetes mellitus e avaliar seu controle, se adequado ou não. O exame é realizado por meio de pequena amostra de sangue colhido em laboratório.

Esse exame é mais indicado do que a glicemia de jejum isolado, porque o exame de glicemia pode ser influenciado por mudança nos hábitos alimentares recentes, não representando os níveis de açúcar circulantes nos últimos meses. Assim, é possível que antes de realizar o exame de glicose, a pessoa tenha uma alimentação mais saudável e pobre em açúcar, de forma que a glicose em jejum pode estar dentro dos valores normais, sem que, necessariamente represente a realidade alimentar e de controle da doença do paciente.

Os valores de referência para a hemoglobina glicada podem variar de acordo com o laboratório, no entanto de forma geral os valores considerados são: Normal: Hb1Ac entre 4,7% e 5,6%;

Pré-diabetes: Hb1Ac entre 5,7% e 6,4%; Diabetes: Hb1Ac acima de 6,5% em dois exames realizados separadamente.

Além disso, em pessoas já diagnosticadas com diabetes valores de Hb1Ac entre 6,5% e 7,0% indicam que está havendo um bom controle da doença. Por outro lado, valores acima de Hb1Ac acima de 8% indicam que a diabetes não está sendo controlada corretamente, havendo maior risco de complicações e sendo necessário alteração no tratamento.

O exame de hemoglobina glicada não necessita de qualquer preparo, no entanto como é normalmente solicitado juntamente com o exame de glicose em jejum, pode ser preciso realizar jejum de pelo menos oito horas.

O tipo mais comum de diabetes é o Diabetes Mellitus tipo 2. Este tipo de diabetes corresponde a 90-95% de todos os casos da doença e está relacionada principalmente, à má alimentação e à inatividade física.  Os principais fatores de risco incluem: Pressão alta; Colesterol alto ou alterações na taxa de triglicerídeos; Estar acima do peso, principalmente gordura concentrada na cintura; ter familiares com diabetes; ter alguma condição que possa estar associada ao diabetes (como doença renal); ter bebê com peso superior a 4 quilogramas ou diabetes gestacional; síndrome dos ovários policísticos; diagnóstico para distúrbios psiquiátricos; apneia do sono. Receber prescrição para medicamentos glicocorticóides.

Se você é diabético, também é importante lembrar que o controle da doença vai além do controle da glicemia. Você também precisa acompanhar os seus níveis de colesterol e a sua pressão. O diabetes tem tratamento. Faça seus exames de rotina e consulte regularmente seu médico de confiança.

Dra Leticia de Oliveira
Nefrologia e Clínica Médica
Atendimentos presenciais, telemedicina, visitas domiciliares e MAPA 24 h.

Redes sociais:
@draleticianefro (Instagram)

Dra Leticia de Oliveira Nefrologia e Clínica Médica (Facebook)

Lucano Clínicas
Rua Tenente José  Joaquim, 555 - Centro - São Sebastião do Paraíso - Minas Gerais

Telefones: (35) 35312607, 3531-4723, 99962-8084