ESPAÇO SAÚDE

As guerras e seus impactos psicológicos

Por: Redação | Categoria: Saúde | 16-03-2022 17:12 | 405
Dr. Luiz Gustavo Guedes - Psiquiatra
Dr. Luiz Gustavo Guedes - Psiquiatra Foto: Reprodução

Após a Segunda Guerra Mundial em 1945, a ordem social e a esfera geopolítica global mudaram de tal forma que influenciaram diretamente uma nova maneira de pensar e de tomar decisões na sociedade. O mundo naquele momento estava impactado com tamanha brutalidade e os sobreviventes traumatizados pelos horrores vivenciados.

As tensões vividas no período somadas à descontinuação de incontáveis famílias e aos traumas das experiências de combate causaram e ainda causam prejuízos psicológicos importantes e impeditivos nos envolvidos e suas respectivas nações.

Algumas doenças mentais são características deste cenário e podem ter início ou agravar durante um período de conflito, entre elas o Transtorno de Estresse Pós Traumático que leva a pessoa a relembrar involuntariamente dos momentos perigosos que passou, o levando a uma ansiedade e sofrimento, além de sintomas físicos e stress, a depressão e ansiedade durante e no pós-guerra, o uso de substâncias pelos combatentes como foi com o exército da Alemanha Nazista e as anfetaminas, o exército americano na guerra do Vietnam com a maconha e o ópio, dos conflitos da Síria e Iraque com uso de heroína, além da chance aumentada exponencialmente para etilismo após o retorno do combatente para casa.

É importante os governos terem em mente que, diferente da época das duas guerras mundiais, somos um planeta altamente globalizado e com acesso a informação em tempo real, dependente de outras nações para mantermos estabilidade econômica e social.

Por isso, um conflito de grandes proporções em qualquer lugar, além de trazer consequências materiais como desabastecimento e inflação, também acarreta peso moral e psicológico importante devido às inseguranças quanto ao futuro, a sensação constante da eminência de perigo, a pobreza, a crise econômica e as diversas dificuldades provenientes da guerra.

Mantenha sua mente em ordem, procure atividades e distrações além das notícias jornalísticas, pratique exercícios e exerça uma boa alimentação. Até a próxima.

Dr. Luiz Gustavo Guedes
Médico Psiquiatra
CRM/MG 63277
RQE 50446