FAUNA

Bombeiros resgatam animais em Paraíso e Guaxupé

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Polícia | 19-03-2022 18:46 | 406
Em Paraíso foram capturados no início da semana um gambá e um garrote Bombeiros de Guaxupé resgatam uma cobra jibóia e uma égua
Em Paraíso foram capturados no início da semana um gambá e um garrote Bombeiros de Guaxupé resgatam uma cobra jibóia e uma égua Foto: Divulgação

Pelo menos quatro animais foram resgatados pelo Corpo de Bombeiros desde o início da semana em São Sebastião do Paraíso e Guaxupé. Dois casos foram registrados em cada cidade que resultaram no salvamento de um gambá, uma jibóia, uma égua e um garrote. A recomendação para as pessoas é que ao avistarem animais em risco ou oferecendo perigo, que seja feita imediatamente uma ligação para o Corpo de Bombeiros Militar pelo telefone 193.

Na manhã de segunda feira, 14, os bombeiros foram chamados para resgatar um gambá que se encontrava perambulando pelo parque Industrial, próximo a fábrica de Calçados Cacique, em Paraíso. Conforme registrado, havia o risco de que o ‘bichinho’ pudesse ser atropelado e ainda provocar um acidente de trânsito, ou mesmo ser atacado por cães.

Para evitar qualquer problema, os bombeiros recolheram o animal com segurança e o levaram para uma área de vegetação preservada, longe da zona urbana. Como estava aparentemente saudável e sem ferimentos, foi devolvido ao seu habitat natural. Bombeiros lembram que o gambá é um importante aliado no controle de animais peçonhentos já que ele se alimenta de escorpiões, cobras e serpentes.

Ainda no período da tarde do mesmo dia, também em Paraíso, bombeiros foram chamados para resgatar um bovino que caiu em um buraco com aproximadamente 35 metros de altura em um sítio da região da Itaguaba. Foi preciso montar uma operação de salvamento para chegar até o animal. Uma viatura foi posicionada para que servisse como ponto de ancoragem das cordas. Depois eles desceram de rapel. Após chegar até o garrote foi feita a contenção e amarração do animal tinha peso estimado em 200 quilos.

Já em condições, as cordas foram puxadas possibilitando o resgate do animal e o retorno dos bombeiros para parte de cima do terreno. Conforme relatado pelos resgatistas é que a melhor parte da operação é que o garrote encontra-se bem e salvo do perigo.

Em Guaxupé
A Equipe de Salvamento Terrestre do  Pelotão de Bombeiros em Guaxupé resgatou com sucesso, no início da tarde de quarta-feira, uma égua que caiu em um córrego, no sitio São João, próximo a empresa JF Pasqua. O animal foi resgatado com a ajuda de uma retroescavadeira cedida pela empresa e posteriormente entregue ao seu proprietário.

Um dia antes, na tarde de terça-feira,15, os bombeiros resgataram uma jibóia que estava dentro de um galinheiro na chácara São Miguel,  próxima a área urbana. Trata-se de uma cobra adulta com aproximadamente 1,5m e que tinha acabado de se alimentar de um frango. Depois de capturada, a jibóia foi devolvida a natureza em um local seguro no hábitat natural.

O alerta do Corpo de Bombeiros é que as pessoas ao avistarem animais em risco ou oferecendo perigo, não se aproximem, ou tentem capturá-los. A recomendação é para que imediatamente seja acionado o telefone 193.