GUARDA CIVIL MUNICIPAL

GCM de Paraíso é sétima colocada no Campeonato Brasileiro de Cães de Polícia

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Polícia | 27-03-2022 08:55 | 2231
Foram reunidos representantes de várias cidades no  interior paulista para avaliação de desempenho dos cães
Foram reunidos representantes de várias cidades no interior paulista para avaliação de desempenho dos cães Foto: Divulgação

A equipe do Canil da Guarda Civil Municipal de São Sebastião do Paraíso, participou do 12° Campeonato Brasileiro de Cães de Polícia das guardas do Brasil, evento realizado em Itu (SP). A competição disputada em várias modalidades teve a participação de 34 cidades e 60 equipes. Os representantes de Paraíso ficaram com a sétima colocação e comemoraram o resultado já que é a primeira participação que tiveram em prova desta categoria.

As competições foram em diversas categorias como faro, condutas de patrulha além de busca e salvamento. A disputa foi realizada no Estádio Wilson Bellon. A competição foi composta em três modalidades sendo: detecção de entorpecentes, cujo objetivo é avaliar a capacidade técnica do binômio homem e o cão na detecção de entorpecentes. Neste caso o animal exposto à situação na qual deve demonstrar capacidade olfativa, foco, interação com o condutor, precisão e agilidade.

Outra modalidade é a pista de agilidade com obstáculos. A prova possui duração máxima de quatro minutos. O competidor e o cão devem transpor oito obstáculos. Na terceira modalidade ocorre a abordagem tática e proteção, seguida de varredura em área confinada.

A equipe de São Sebastião do Paraíso terminou a competição na sétima colocação geral, o que demonstra o grau de profissionalismo e qualificação dos agentes da GCM paraisense. Os representantes locais participaram da competição com a cadela Kyra, da raça pastor belga malinois de apenas um ano e dois meses.

Organizadores do evento destacaram e enalteceram a participação da equipe paraisense por ser a primeira vez que participaram do evento de repercussão nacional.

A equipe do canil da GCM de São Sebastião do Paraíso tem se destacado na região. Ela participa de diversas ações conjuntas com a Polícia Militar, Polícia Civil e com outras forças de segurança do estado. O trabalho vai desde o auxílio na localização de entorpecentes e armas escondidas em locais que dificilmente seriam localizadas sem o auxílio do cão.

Na classificação geral, Suzano ficou em primeiro (Cão Hunter, 302 pontos), com Indaiatuba em segundo (Cão Bolt, 226 pontos), Jundiaí (Cão Gold 220 pontos), Santana de Parnaíba em quarto (Cão Aron, 218 pontos) e Indaiatuba em quinto (Cão Duque, 213 pontos).

Conforme o secretário municipal de Segurança, Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana e Rural de Itu, Hércules Ferrari Domingues da Silva, o evento é uma oportunidade de aperfeiçoar a qualidade do canil que em Itu já reconhecido pelo alto nível de adestramento e resultados positivos nos trabalhos realizados.

“O torneio foi um momento de aprendizagem conjunta, havendo troca de informações e congraçamento entre os profissionais do Canil de Itu e de outros municípios”, finalizou.