TUMULTO

Polícia dispersa torcedores após confusão na Lagoinha

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Polícia | 04-04-2022 14:34 | 1950
Confusão foi registrada em manifestações de torcedores de Palmeiras e São Paulo na região do bairro Lagoinha
Confusão foi registrada em manifestações de torcedores de Palmeiras e São Paulo na região do bairro Lagoinha Foto: Reprodução Redes Sociais

As comemorações em São Sebastião do Paraíso entre supostos torcedores de Palmeiras e São Paulo após a segunda partida da final do Campeonato Paulista de Futebol, precisou de intervenção da Polícia Militar, no início da noite de domingo,3 de abril. Segundo relatos de quem estava no local e de moradores das imediações da Lagoinha, houve uma confusão generalizada com explosões de bombas, gritos e correria de pessoas inclusive crianças. Os ânimos foram normalizados com a intervenção da polícia que dispersou os vândalos.

A vitória do Palmeiras por 4 a 0 sobre o São Paulo, na segunda partida da final deu a equipe verde e branca o título de Campeão Paulista  de Futebol de 2022. Os palmeirenses reverteram o placar adverso da partida anterior vencida pelos sãopaulinos por 3 a 1. Com o resultado, torcedores palmeirenses saíram as ruas para comemorar e foram festejar na região da Lagoinha.

O que não estava previsto era a reação violenta de torcedores tricolores que encurralaram e atacaram palmeirenses com bombas e fogos de artifício. Segundo o vereador  Juliano Carlos Reis, o Biju, "nas "comemorações" de hoje, uma mulher e uma criança machucadas com foguete e um carro danificado", publicou em suas redes sociais. Ele é o autor de projeto aprovado na Câmara de Paraíso que prevê a proibição de armazenagem e venda de fogos de artifício com estampido no município paraisense. Aprovado pela Câmara na semana passada, o projeto foi encaminhada para sanção do Executivo.

Quem esteve na região da Lagoinha e viu a ação dos supostos torcedores agressores ficou indignado com a situação como relata. "Estávamos comemorando, festejando e chega um pessoal e joga bomba contra a torcida do Palmeiras. Depois da confusão armada chama a gente de arruaceiros. É lamentável o que se passou", comentou o palmeirense Gilmar Silva.

Ele lamentou a agressão contra dos torcedores rivais. "Isso é covardia, lançar bomba contra crianças. Quem ganha dinheiro são os jogadores, é preciso parar com este tipo de violência e apelação de quem não sabe perder", desabafou.

Moradora na região da Lagoinha Mariana Rezende comentou que o clima ficou tenso no cruzamento entre as ruas Geraldo Pelúcio e a Pimenta de Pádua. "O tempo ficou quente aqui. Os torcedores do São Paulo fecharam a rua, jogaram bomba contra os palmeirenses", descreveu. Ela disse que foram lançados foguetes e bombas contra crianças e famílias o que gerou uma grande confusão. "A polícia chegou,  lançando spay de pimenta para dispersar a confusão", contou.