GILBERTO AMARAL

Memorável Jantar Marroquino

Por: Gilberto Amaral | Categoria: Brasil | 06-04-2022 00:58 | 1018
Os anfitriões, a ministra Tereza Cristina, o novo ministro da Agricultura, Marcos Montes, Andressa Jordão e o nosso embaixador na Espanha e Andorra, Orlando Leite
Os anfitriões, a ministra Tereza Cristina, o novo ministro da Agricultura, Marcos Montes, Andressa Jordão e o nosso embaixador na Espanha e Andorra, Orlando Leite Foto: Henrique Kotnick

Memorável Jantar Marroquino
Em noite marcada pela arte de bem receber, o embaixador Nabil Adghoghi e a bela embaixatriz Siham Belamine acolheram pequeno grupo para um jantar tipicamente marroquino. Após a sucessão de pratos do requintado menu, que expressou a milenar culinária de seu país, o casal anfitrião ofereceu aos convidados o tradicional chá de hortelã e uma sequência de licores, na varanda da residência, de onde se pode apreciar espetacular vista “Brasília by Night”. Encontro dos mais agradáveis, descontraídos e especiais para todos os que tiveram o privilégio de desfrutar desta antológica confraternização. Aproveitamos a oportunidade para cumprimentar a querida e elegante embaixatriz Siham Belamine, que hoje será alvo de inúmeras felicitações pela passagem de seu aniversário.

Os anfitriões, a ministra Tereza Cristina, o novo ministro da Agricultura, Marcos Montes, Andressa Jordão e o nosso embaixador na Espanha e Andorra, Orlando Leite

Soluções consensuais
A 6ª edição da Semana Nacional da Conciliação Trabalhista será realizada de 23 a 27 de maio em todo o país. Durante o evento, que retorna à sua forma original em 2022, os órgãos da Justiça do Trabalho de primeiro e segundo graus se empenham para alcançar o maior número de soluções consensuais nos processos em tramitação na Justiça do Trabalho.

Posse na Academia
A Academia Brasiliense de Letras, presidida por Fabio de Sousa Coutinho, convida para sessão de posse do escritor Hugo Napoleão (foto), na Cadeira XX, em sucessão ao ilustre acadêmico Marco Maciel. O desembargador Carlos Fernando Mathias de Souza fará a saudação. A cerimônia será no dia 8, às 19h30, no auditório do Conselho Federal da OAB.

China X UE
A economia da China ultrapassou pela primeira vez o PIB de toda a União Europeia. Segundo o National Bureau of Statistics, em 2021 o PIB chinês atingiu 17,7 trilhões, ao passo que a UE registou pouco mais de US$ 17 trilhões. O feito deveu-se em parte à retirada do Reino Unido do bloco europeu após o Brexit. O PIB britânico, de US$ 2,7 trilhões, é o segundo maior entre os países da UE, abaixo apenas da Alemanha.

Exclusividade
Um dos maiores nomes da cena fashion na China, Qu Tingnan, também conhecido como Gary Wat (foto acima), utiliza bordados em fios de seda para produzir verdadeiras obras de arte em quadros, bolsas, roupas e lenços, sobre o exclusivo “Fio Xiangyun”. Aclamado como “tesouro nacional”, é conhecido como “Soft Gold” pelos chineses e é o único do mundo tingido com pigmentos vegetais puros. A técnica milenar é preservada como patrimônio cultural imaterial do povo chinês. Este tecido especial é exclusivo da cidade de Foshan, conhecida como a “Capital da Seda do Sul”.

Vinho italiano, recorde em exportação
Itália bate recorde de 7,11 bilhões de euros em exportação de vinho em 2021. Este resultado marca uma alta de + 12,4%, recuperando a queda de -2,2% registrada em 2020. A Europa absorve 60% das exportações em valor, com 4,28 bilhões de euros em 2021. Esse crescimento pode não durar muito devido a Guerra na Ucrânia. A Rússia tem um peso de 149 milhões de euros em exportações, sendo o 12º mercado de destino do vinho italiano no ano passado.

Crus intensos
A UGCB (União des Grands Crus de Bordeaux) apresentou  a safra 2019, que acabou de ser engarrafada. A degustação exclusiva para profissionais teve lugar no centro Paris, no Carreau du Temple. O ano de 2019 foi marcado por um verão longo e tórrido, batendo o recorde histórico com uma temperatura de 41°C no final de julho. Apesar desse clima, os tintos de 2019 são intensos e com excelente potencial de envelhecimento. Destaque para o Margaux Château Brane-Cantenac, envelhecido 100% em barricas de carvalho novas o que resulta em taninos cremosos e saborosos. 

Hugo Napoleão
Margaux Château Brane-Cantenac