TRANSBORDAMENTO

Grupo Líder Montanhas do Sudoeste realiza cerimônia de transbordamento

Evento aconteceu na quinta-feira no Teatro ACISSP. A cerimônia marca uma nova etapa do projeto que busca envolvimento comunitário regional em torno de eixos de desenvolvimento propostos pelos participantes.
Por: Redação | Categoria: Agricultura | 08-04-2022 17:36 | 1773
Foto: Nelson Duarte/Jornal do Sudoeste

O grupo Líder Montanhas do Sudoeste realizou quinta-feira (7/4), a cerimônia de transbordamento. O evento aconteceu no teatro da ACISSP (Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços) e reuniu lideranças e representantes de 13 municípios da região Sudoeste do Estado de Minas Gerais.

O Programa LIDER (Lideranças para o Desenvolvimento Regional) é metodologia de sucesso desenvolvida pelo Sebrae em várias localidades do Brasil focada em qualificação das lideranças para a formulação, implantação e gestão, de forma empreendedora e participativa, das políticas de interesse público e regional.

O termo “transbordamento” é utilizado quando o Grupo Lider apresenta de forma pública seus componentes e suas as propostas e estratégias para o desenvolvimento regional.

Montanhas do Sudoeste é o nome escolhido para a região que envolve treze municípios, com integrantes da gestão pública, acadêmicos, da iniciativa privada e do terceiro setor, sendo participantes, Arceburgo, Bom Jesus da Penha, Guaranésia, Guaxupé, Itamogi, Jacuí, Juruaia, Monte Santo de Minas, Muzambinho, Nova Rezende, São Pedro da União, São Sebastião do Paraíso e São Tomás de Aquino.

A recepção aos convidados foi ao som da Orquestra do Projeto MusicArc, de Arceburgo, que encantou aos convidados. A abertura da solenidade iniciou-se com a mensagem dos representantes do Sebrae Nacional, Regional e Local e se encerrando com vídeo do presidente nacional do Sebrae, Carlos Melles, destacando a importância da organização regional como forma de promoção do seu desenvolvimento e as riquezas e potencialidades do Sudoeste Mineiro.

Foi apresentado vídeo institucional demonstrando as características, diversidades e representatividade dos municípios que compõem a região Montanhas do Sudoeste. Participantes do Grupo Lider, dividido em quatro eixos de atuação apresentaram suas propostas para o desenvolvimento região integrado para agronegócios, educação, infraestrutura e turismo, convidando ao final os presentes a assinar a Carta de Intenções se comprometendo com o Projeto.

“A proposta do Programa Líder tem muito em comum com o associativismo e a ACISSP apoia o Programa Lider deste a sua implantação que começou em nossa casa no ano de 2019, participamos de todas as etapas e nos sentimos orgulhosos e receber o Transbordamento em nosso Teatro com a presença de autoridades das 13 cidades participantes, representantes da sociedade civil e principalmente com muitos de nossos associados”, comentou a advogada Cacilda Zanetti, assessora Jurídica da ACISSP e representante da associação no Grupo Líder.

“Estou admirado com o Programa Lider. Esse transbordamento que propõe o desenvolvimento regional a partir do empreendedorismo é transformador. Eu acredito muito que, na realidade, o que vai transformar nosso país e nossa região é o foco empreendedor aliado à educação, e isso está presente nesse projeto. Vamos agora interagir e contribuir que as propostas apresentadas possam ser implementadas”, comentou o vice-presidente da ACISSP, Marcelo de Pádua.

O QUE É O PROGRAMA LÍDER
O programa Líder (Lideranças para o Desenvolvimento Regional) é desenvolvido pelo Sebrae com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico regional a partir da mobilização das lideranças que possam propor metas e objetivos para alcançar um cenário pretendido.

A atuação é de forma integrada com as lideranças do poder público, de entidades privadas e do terceiro setor com o objetivo de criar uma rede de desenvolvimento protagonista, capacitada e representativa. A busca é que cada região possa ter líderes qualificados, gestão pública inovadora, inclusão social por meio do empreendedorismo e ambiente de negócios favorável.

As suas fases compreendem a identificação do território e de suas lideranças, a construção coletiva da agenda de desenvolvimento regional e a implementação da estratégia e institucionalização do grupo. Todas as etapas juntas têm duração de 19 meses.

Ao final desse período uma Agenda de Desenvolvimento Local construída pelos líderes participantes com a facilitação de consultores do Sebrae, com ênfase nas potencialidades e oportunidades do território onde vivem é apresentada à comunidade regional, que se intitulada como transbordamento.

A expectativa e a proposta é que o grupo de participantes alcance um nível de coesão e organização que permita mobilizar os parceiros adequados para implementação da Agenda de Desenvolvimento elaborada.
(Assessoria de Imprensa ACISSP/CDL)