CIDADANIA

Jornal do Sudoeste recebe visita de alunos do Colégio Galileu

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Educação | 11-04-2022 12:56 | 505
Foto: Roberto Nogueira

O Jornal do Sudoeste recebeu na tarde de quarta-feira,6, a visita de 13 alunos do Colégio Galileu de São Sebastião do Paraíso,  acompanhados pelas professoras Kênia Cristina Nogueira Rodrigues e Adriana Cristina de Oliveira, . Foram recepcionados na redação pelo diretor Nelson de Paula Duarte e equipe. Tiveram informações sobre a história do jornal que neste ano completa 37 anos de existência e circulação ininterrupta, e do processo de produção de notícias.

Puderam conhecer sobre diagramação, sistema de transmissão para a impressão do jornais que ocorre em uma gráfica em Ribeirão Preto (SP). Ainda são passadas orientações sobre a linha editorial, processo ético, valores e princípios que norteiam o jornalismo realizado pelo Sudoeste desde a sua fundação.

Tiveram noções quanto a evolução do processo de produção desde máquinas de escrever que eram utilizadas para redigir textos, fotolitos, chapas, fotolitos.

Ao longo de sua história o Jornal do Sudoeste passou pelas fases evolutivas da informatização, impressão off set em cores e a implantação da digitalização, bem como da adoção das edições digitais online. O material noticioso, as colunas e demais informações também podem ser acessadas nas mais diversas plataformas sendo o seu conteúdo reproduzido e disponibilizado através das redes sociais.

O portal www.jornaldo sudoeste.com.br implantado há mais de 20 anos, conforme explicou Nelson Duarte, foi o primeiro site de notícias de São Sebastião do Paraíso.

A professora Kênia Cristina Nogueira Rodrigues, que conduziu os alunos na visita à redação, disse que os alunos ficaram "encantados". "A proposta é a de fazer com que eles conheçam como é o processo de produção do jornal, que eles não conheciam", descreve. Salientou que o assunto está sendo trabalhado em sala de aula na disciplina de Língua Portuguesa com o tema "Notícia e Reportagem".

"Adoraram a ideia, a visita possibilita um conhecimento prático e permite um aprendizado muito rico", comenta a professora.