ESTUDANTES DE MEDICINA

Prefeitura, Sta. Casa e Ufla tiveram reunião para estreitar parceria

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Saúde | 16-04-2022 06:13 | 675
Durante reunião nesta semana foram tratados mais detalhes para ampliação da parceria no município que envolve a UFLA e a Santa Casa
Durante reunião nesta semana foram tratados mais detalhes para ampliação da parceria no município que envolve a UFLA e a Santa Casa Foto: Divulgação

Na terça-feira, 12, o prefeito Marcelo Morais, o vice-prefeito e médico, Daniel Tales de Oliveira, coordenadores da Secretaria Municipal de Saúde, o secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Cícero Barbosa e dirigentes da Faculdade de Ciências da Saúde da UFLA se reuniram na prefeitura. Trataram sobre parceria para o “internato de estudantes de medicina da UFLA” em Paraíso.

O internato é considerado a última etapa do curso de Medicina. É definido como um estágio curricular obrigatório feito a partir do nono período, quando estudantes colocam em prática o conhecimento adquirido durante os quatro anos de formação, sob a supervisão direta de docentes e outros médicos atuantes nas unidades conveniadas.

A reunião nesta semana visa estreitar os laços envolvendo a Universidade Federal de Lavras (UFLA), a Prefeitura e a Santa Casa de Misericórdia, disse o secretário Cícero Barbosa.

Além de Paraíso a UFLA tem parcerias com instituições de saúde hospitalares de outras três cidades do estado de Minas Gerais: Lavras, Santo Antônio do Amparo e Perdões. No setor hospitalar são ofertadas práticas de Internato Médico nas áreas de Clínica Médica, Urgência e Emergência, Pediatria, Cirurgia e Ginecologia e Obstetrícia.

Na prática, o internato em diversas cidades e áreas contribui muito para a formação dos estudantes de Medicina, como explica a professora Miriam Monteiro de Castro Graciano, coordenadora do curso de Medicina da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da UFLA.

“Quanto mais diversificado o cenário de práticas, maior o leque de casos clínicos para o estudante e, conseqüentemente, melhor o seu treinamento, pois ele aprende em contextos epidemiológicos e de gestão de saúde diferentes, o que o capacita ainda mais para se adaptar melhor às condições de trabalho ou necessidades de saúde com as quais possa se deparar depois de formado”, avalia.

O internato segue a regulamentação do Ministério da Educação (MEC). Nesse

Período, o estudante deve passar necessariamente pelas áreas de: Ginecologia-Obstetrícia, Pediatria, Clínica médica, Cirurgia, Medicina da Família e Comunidade, Saúde Coletiva. Saúde Mental, Urgência e Emergência.

“As diretrizes do curso de medicina estabelecem as áreas obrigatórias de internato médico. No nosso caso, criamos um internato de Rede da UFLA; o qual contempla a Saúde Coletiva e a Saúde Mental. Nele, o estudante atua nos três níveis de atenção: primária, em Estratégia de Saúde da Família (ESF); secundária, em ambulatórios de especialidades; e terciária, em hospitais e na Unidade de Pronto Atendimento – UPA” comenta a professora.

Em São Sebastião do Paraíso o internato é feito em Ginecologia e Obstetrícia, na Santa Casa de Misericórdia. Sob a supervisão do médico Clécio Alberto Pimenta. “A presença dos internos na Santa Casa tem sido válida em vários sentidos. Para o dia a dia, é um reforço na força de trabalho, pois auxiliam nos atendimentos e procedimentos, melhorando a qualidade dos serviços prestados aos nossos pacientes e à comunidade”, descreve Clécio.

Ele enfatiza a importância que a ação impacta de forma positiva na instituição hospitalar. “Tem sido muito importante também no sentido da atualização de conhecimentos para todo o corpo clínico e profissional da Saúde em geral, já que trazem consigo uma bagagem teórica e acadêmica muito rica”, acrescenta.