SEGURANÇA

Bombeiros fazem operação “Rota de Emergência” na E.E. Clóvis Salgado

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Polícia | 19-04-2022 15:42 | 1977
Foto: Vasco/Jornal do Sudoeste

O 2º Pelotão do Corpo de Bombeiros realizou na manhã de terça-feira, 19, um simulado de evacuação de emergência na Escola Estadual Clóvis Salgado, em São Sebastião do Paraíso. A iniciativa integra a operação “Rota de Emergência”, que está sendo desenvolvida em Escolas Públicas Estaduais em diversos municípios do Estado de Minas Gerais.

A ação tem por objetivo disseminar a cultura de prevenção e autoproteção. Visa, ainda, treinar o público interno, professores e colaboradores das escolas, sobre como agir em situações de emergência, promovendo assim a importância do tema “Segurança contra incêndio e pânico” junto ao sistema de ensino.

Em Paraíso a operação foi coordenada pelo comandante do 2º Pelotão BM, tenente BM Monteiro. O treinamento contou com a participação de nove bombeiros militares. Também foram utilizados um caminhão autobomba de combate a incêndios e uma unidade de resgate (UR).

O simulado envolveu 11 professores e colaboradores, que ficaram responsáveis pela evacuação de emergência de cinco salas de aula. Também atuaram 98 estudantes, onde houve um ‘abandono pacífico e ordeiro’ pelos alunos. Eles deixaram o local e foram até um ponto de encontro seguro previamente estabelecido. Simultaneamente, ocorreu o acionamento do Corpo de Bombeiros para realizar o combate ao incêndio.

Toda a movimentação durou em torno de 10 minutos e foi considerada bem sucedida. O tempo resposta das equipes de incêndio e resgate foi de cerca de cinco minutos, que compreendeu o deslocamento do caminhão autobomba e da unidade de resgate da sede da corporação, na avenida Oliveira Rezende, até a escola. A retirada dos alunos das salas de aula ao local seguro, foi concluída em aproximadamente quatro minutos.